Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Formado expõe políticos

O ex-aluno de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terminou a graduação em dezembro deixando para toda a sociedade uma ferramenta útil na fiscalização dos governos. Lucas de Ramos Araújo criou um portal na internet que coleta e divulga informações de políticos do país. É o www.ligadonospoliticos.com.br.

O site é resultado do projeto de conclusão de curso do estudante.

Há 22.676 políticos cadastrados, em exercício ou não, nos cargos de presidente, governador, senador e deputado. Por meio de um sistema de busca, o usuário poderá ter acesso, na maioria das vezes, aos dados pessoais e políticos e a declaração de bens daquela pessoa. Em alguns casos são apresentados, também, dados parlamentares, lideranças, missões, proposições, mandatos, afastamento, comissões, pronunciamentos e ocorrências.

O site conta com gráficos (no menu “visualizações”) que mostram, por exemplo, o número de proposições dos políticos cadastrados ou a faixa de grau de instrução dos ocupantes de cargo eletivo. A pesquisa revela que 46% possuem ensino superior completo.

Segundo Lucas, a idéia do projeto surgiu como uma forma de aproveitar o ano das eleições de 2010, utilizando as informações publicadas sobre os políticos brasileiros em diferentes fontes para criar um novo conjunto de dados. Esse novo conjunto facilitaria o acesso do usuário, pois centralizaria todas as informações em um só lugar.

Para isso, ele utilizou os recursos da Web Semântica e as práticas de Dados Ligados (em inglês, “Linked Data”). Após as primeiras pesquisas, percebeu a importância da publicação de Dados Governamentais Abertos, seguindo a proposta de Governo Eletrônico.

Para o orientador do trabalho, professor Jairo Francisco de Souza, a principal relevância do projeto é justamente a utilização de Dados Ligados, os quais permitem o reaproveitamento e o processamento da informação por outras aplicações.

Jairo aponta, ainda, a capacidade do site em aumentar a transparência dos governos. “A publicação de Dados Governamentais Abertos utilizando Dados Ligados vêm sendo incentivada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela World Wide Web Consortium (um consórcio regulador da Web). O Brasil vem perdendo posições no ranking de transparência da ONU e esse projeto se torna importante dentro desse cenário.”

De acordo com Lucas, dados governamentais publicados na Web aumentam a consciência dos cidadãos e permitem que o governo, o país e o mundo funcionem com mais eficiência.

Próximos passos

Para o criador do “Ligado nos Políticos” é importante garantir que os dados publicados sejam úteis e atuais. “O plano é atualizar o site constantemente, aumentar a quantidade de políticos cadastrados e coletar mais dados, como votos, estatísticas e notícias. Pretendo, também, aprimorar a representação dos dados e gerar novos gráficos.”

Trabalhos futuros devem ser realizados para adequar o projeto a todas as práticas de Dados Governamentais Abertos e Dados Ligados.

Lucas ressalta que as publicações em geral devem ir além da esfera política, abrangendo as diferentes áreas da administração pública como saúde, educação, transporte e economia. “Dessa forma será possível criar mais aplicações e visualizações para oferecer informações úteis aos cidadãos.”

Outras informações: www.ligadonospoliticos.com.br 
[email protected].

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário