Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

FETIN apresenta tendências e novas tecnologias

 

O Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações – comemora a repercussão e os resultados alcançados com a 28ª edição da Feira Tecnológica do Inatel – FETIN.

28ª edição da Feira Tecnológica do Inatel – FETIN

Uma série de atividades foram programadas para atender estudantes do Ensino Médio, universitários, graduandos do Inatel e demais convidados durante o evento. Com o apoio constante da Comissão Permanente do Processo Seletivo do Inatel, mais uma vez, diversas escolas de todo o País, participaram de um dos eventos mais tradicionais do Instituto.

Nesta edição, a FETIN contou com aproximadamente 1500 participantes que passaram pelo campus do Inatel, durante os três dias de atividades.

Visita ao Campus

A recepção aos estudantes, do Ensino Médio, começou no último dia 29, quando os jovens assistiram um breve vídeo institucional que, entre outros temas, apresentou as diferentes áreas de atuação do Inatel. O mesmo aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro.

Para a estudante do Ensino Médio, Ana Paula Souza, a visita foi bastante enriquecedora. “Foi muito bom conhecer o Inatel antes de prestar vestibular. Essa feira faz com que conheçamos um pouco mais o ambiente onde poderemos passar no mínimo cinco anos”, afirma.

Os cerca de 1500 visitantes (alunos do Ensino Médio e Técnico, universitários e professores) conheceram parte da infraestrutura do Inatel, como alguns dos laboratórios, auditórios, incubadora de empresas, salas de aulas e quadras esportivas.

Olimpíada da Matemática

Neste ano, mais de 130 alunos participaram da Olimpíada da Matemática. Os candidatos tiveram de resolver 10 questões de matemática/lógica e ganhava a competição quem entregasse o maior número de questões resolvidas em menor tempo. A prova foi coordenada pelo professor Carlos Alberto Ynoguti e mais cinco alunos voluntários do Inatel.

Acompanhe, na tabela abaixo, a classificação final da prova:

1º Tiago José Dias – G9 – Itajubá – MG
2º Marco Tulio Faria Melo – E. E. De Furnas – São José da Barra – MG
3º Belmir José de Jesus Junior – E. E. De Furnas – São José da Barra – MG
4º Cintia Martins de Oliveira Reis – G9 – Itajubá – MG
5º Leonato Leiri de Oliveira – Escola Técnica de Eletrônica – Santa Rita do Sapucaí – MG
6º Fabrício Costa Braga – E. E. De Furnas – São José da Barra – MG
7º Dâynne Poliana de Faria – E. E. Dr.. Delfim Moreira – Santa Rita do Sapucaí – MG
8º Thales Sales Gonçalves – Ext. N. Senhora de Lourdes – Campanha – MG
9º Melissa Haruna Muraoka – Colégio Bandeirante – Pouso Alegre – MG
10º Hennis de Souza Andrade – E. E. De Furnas – São José da Barra – MG

Dia do Coordenador

Enquanto os estudantes se divertiam na disputa de Matemática, os coordenadores das escolas participaram de atividades como palestras e debates, no Dia do Coordenador. A intenção foi promover a interação entre os educadores e incentivar o debate sobre a melhoria nas práticas educacionais.

A abertura das palestras foi feita pelo diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves. “Fico feliz em dar boas vindas aos senhores e ainda mais alegre em anteceder a palestra sobre Assertividade, que é um tema que desperta muito do meu interesse. Acredito que seja de grande importância para todos nós, enquanto profissionais e educadores”, comenta.
O Dia do Coordenador reuniu aproximadamente 20 coordenadores e professores de escolas de Ensino Técnico e Médio de várias cidades (Alfenas, Itajubá, Campanha, Volta Redonda, Furnas). Foram apresentadas duas palestras com os temas: Assertividade e Educar, a arte de cuidar, com profissionais que atuam na área educacional.

Workshop de Eletrônica

Mais de 100 alunos do Ensino Médio participaram do Workshop de Eletrônica na Feira Tecnológica do Inatel. O objetivo do evento foi promover a integração dos alunos com o ambiente tecnológico e a rotina dos estudantes de Engenharia do Instituto.
Na oficina, os estudantes tiveram de montar um pisca-pisca e fazê-lo funcionar. A atividade foi realizada no Laboratório de Iniciação à Engenharia e contou com a coordenação do professor do Instituto, Lafaiete Forchito, e alunos voluntários de eletrônica.

Resultados

“Em relação ao último ano, tivemos um aumento de mais de 100% em relação ao número de visitantes no campus do Inatel”, comemora o coordenador da Comissão Permanente do Processo Seletivo do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins.
Nesta edição, o principal diferencial do evento foi o Workshop de Eletrônica que atraiu centenas de alunos.

“Os colégios e professores que nos visitaram pela primeira vez, disseram ter ficado surpresos com a estrutura e com o trabalho de toda a equipe quanto à organização e atividades realizadas no campus”, conclui.

Serviços

Fundado em 1965, o Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. Foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo as Telecomunicações como foco.

O Inatel está localizado em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas Gerais, pólo tecnológico conhecido como Vale da Eletrônica devido ao grande número de empresas na área.

Mais informações sobre os cursos de graduação do Inatel podem ser obtidos no campus do Inatel, sito à Av. João de Camargo, 510, Centro, Santa Rita do Sapucaí. Também pelo telefone (35) 3471.9345 ou pelos endereços eletrônicos [email protected] ou www.inatel.br/vestibular.

 

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário