Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Feira de artesanato

Durante todo o mês de dezembro, acontece a segunda feira de artesanatos “Natal com Transformação”, evento que conta com o apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF).

Em seu segundo ano consecutivo, a feira será voltada a artesanatos natalinos, sendo grande parte deles produzidos com materiais de reciclagem. Participam do projeto 174 artesãos em 11 grupos de diversas regiões como Matias, Caeté, Igrejinha, Monte Castelo, Zona Norte, entre outras. As peças serão vendidas com preços variados entre R$ 0,50 e R$ 5.

Segundo Ângela Maria Vilela, coordenadora da Tenda de Minas Solidária da Intecoop, uma das organizadoras, o evento tem como objetivo despertar um interesse maior pelo artesanato local, mostrar à população de Juiz de Fora que existem bons artesãos na cidade e assim promover essa arte na região. A feira vai até o dia 30 de dezembro, no Espaço Mascarenhas, funcionando em horário comercial.

A Intecoop

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF atua na mobilização de grupos, por meio de palestras sobre cooperativismo, cidadania, autogestão e democracia. Criada em 1998, tem como objetivo a aproximação da universidade com a comunidade. As cooperativas incubadas recebem assessoria jurídica e administrativa e acompanhamento de suas atividades.

Atualmente, a Intecoop incuba seis grupos na cidade e na região: Associação Pró-Saúde Mental – Trabalharte e Cooperativa Tenda de Minas Solidária (Juiz de Fora); Associação de Artesãos Estrada Real e Associação Agrícola do Monte Alegre (Matias Barbosa); e Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais Unidos do Muquem (Carvalhos). Além disso, presta assessoria à Rede de Empreendimentos Solidários de Juiz de Fora e Região (Resjuf).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário