Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

FAI Sistemas de Informação

Continuando a série de reportagens que têm como objetivo desvendar os segredos dos conceitos “A”, estrelas e alto índice de empregabilidade dos cursos da FAI, esta semana iremos falar sobre o Curso de Sistemas de Informação, classificado em primeiro lugar no Sul de Minas pelo MEC (ENADE 2009) e que levou o site InfoExame a destacar a FAI como a sétima melhor instituição de ensino superior de tecnologia do país.

Poucas pessoas sabem que o atual curso de Sistemas de Informação da FAI sucedeu o antigo curso de Tecnologia em Processamento de Dados, um dos primeiros cursos de informática de nível superior a ser criado no Brasil em 1978.

Assim como no curso de Administração, o curso de Sistemas de Informação da FAI também se diferencia no projeto pedagógico, no corpo docente e na infra-estrutura. O curso procura acentuar a formação na tecnologia de computação e informática, com ênfase em metodologias de desenvolvimento de software. A capacitação no uso de ferramentas para ambientes computacionais, juntamente com o conhecimento dos processos empresariais, são fortemente incentivados. Dessa forma, o profissional de Sistemas de Informação formado pela FAI se diferencia dos outros profissionais da área por estar preparado para empregar a tecnologia da computação em um contexto ampliado, que inclui conhecimentos de administração, economia e de outras ciências sociais e humanas, além do conhecimento tecnológico.

A formação empreendedora também faz parte desse curso e proporciona ao futuro profissional a formação e competência necessárias para criar um negócio próprio ou para se destacar no mercado de trabalho. São muitas as atividades acadêmicas que contribuem para que isso aconteça: Feira de Tecnologia (FAITEC), Revista INICIA de Iniciação Científica, Maratona de Programação, Concurso de Planos de Negócio, Projeto de final de curso, dentre outros.

O profissional graduado pela FAI se destaca no mercado de trabalho por reunir conhecimentos sólidos de informática e uma boa base teórica em administração, sendo competente para identificar as necessidades e planejar as soluções relacionadas com a gestão da informação, implementando e avaliando os projetos de tecnologia da informação necessários.

Da mesma forma que já acontece com os outros cursos da FAI, aqui também existe uma preocupação em formar cidadãos críticos, ativos, conscientes de seu papel social e de sua contribuição para o desenvolvimento humano e tecnológico do país.

As características para atuar na área são: raciocínio lógico, exatidão concentração, organização e iniciativa. O profissional de Sistemas de Informação formado pela FAI tem condições de atuar em qualquer tipo de empresa ou instituição informatizada, podendo ainda prestar serviços de assessoria e consultoria especializada, atuar no meio escolar e acadêmico como pesquisador e professor ou ter seu próprio negócio.

Faculdade de Administração e Informática
Av. Antônio de Cássia, 472 Tel: (35)3473-3000
Santa Rita do Sapucaí – MG CEP 37540-000
[email protected].

Fonte: FAI Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário