Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

FAI – Conheça os cursos

Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia.

A Faculdade de Administração e Informática (FAI), instituição reconhecida na região por sua excelência de ensino focada no Empreendedorismo, é comprometida com a formação de profissionais competentes e cidadãos responsáveis para a sociedade, demonstrando continuamente preocupação com a qualidade e a inovação no ensino superior.

O slogan da Campanha do Vestibular 2011: Acredite em você e venha construir o seu futuro!!! reflete a crença que sustenta os projetos pedagógicos de todos os cursos da FAI e que tem refletido na formação de profissionais diferenciados para o mercado de trabalho: a atitude empreendedora que é, permanentemente, desenvolvida em cada aluno ao longo dos quatro anos em que ele permanece na Faculdade.

No momento em que o jovem precisa decidir a sua carreira e o seu futuro, é muito importante que ele se preocupe também com a qualidade da instituição onde ele irá investir seu tempo e recursos e que dará a ele o passaporte para o mercado de trabalho. Para colaborar com os vestibulandos, o MEC tem um processo de avaliação anual que mostra a qualidade de cada uma das instituições de norte a sul do país: índice IGC (Ìndice Geral de Cursos), disponibilizado no site www.inep.gov.br . Com conceito IGC igual a 4, a FAI faz parte de um grupo seleto de apenas 7,7% das instituições de ensino superior, entre públicas e privadas, que receberam conceitos máximos 4 ou 5. Este percentual cai ainda mais se incluirmos nesse grupo apenas faculdades e universidades não públicas. Além do IGC que avalia a instituição como um todo, o MEC também avalia cada curso isoladamente, por meio das provas do ENADE que são realizadas pelos alunos a cada três anos. Aqui também a FAI se destaca, tendo obtido conceitos máximos 4 e 5 nas últimas provas realizadas dos três cursos.

Vamos conhecer os principais diferencias dos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia da FAI.

ADMINISTRAÇÃO

O curso de Administração da FAI, criado em 1971, foi o pioneiro na região e também o primeiro a adotar a disciplina de Empreendedorismo em sua grade curricular, a fim de intensificar a formação de profissionais empreendedores e criativos capazes de gerenciar, tomar decisões e, também, de administrar seu próprio negócio. Os conceitos do curso avaliados pelo MEC, como A nos provões de 2000 e 2003 e IDD=5 no ENADE 2006 levaram-no ao patamar de 4º lugar do estado de Minas Gerais e 1º do Sul de Minas, confirmando a qualidade já reconhecida pelo mercado e que é reflexo da competência do seu corpo docente formado por mestres e doutores, da infraestrutura e das oportunidades oferecidas para desenvolvimento dos alunos, como os projetos de Iniciação Científica, a Revista INICIA, a Feira de Tecnologia (FAITEC), os projetos interdisciplinares, concurso de planos de negócios, projetos do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa e do Bureau de Inteligência do APL, além das oportunidades de estágios nas empresas. 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

No ano de 1978, a FAI implantou o curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados destinado ao ensino da informática e computação. Pioneiro na região e segundo do estado de Minas Gerais, no ano de 1997, com a devida autorização do MEC, o curso passou para Bacharelado em Ciência da Computação e, em 2002, foi renomeado como Bacharelado em Sistemas de Informação. Reconhecido pelo MEC com conceito máximo “Muito Bom” nos quesitos de organização, didática pedagógica, corpo docente e infraestrutura e com conceito ENADE = 4, que o coloca como o melhor do Sul de Minas, o curso foi também destacado em 2009 no site da Revista INFO EXAME, como o 7º melhor curso de tecnologia do Brasil.

Integrante da Delegacia Institucional da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e conveniado com a Microsoft Academic Alliance, o curso de Sistemas de Informação da FAI, tem por objetivo formar um profissional ativo e consciente de seu papel social na contribuição para o desenvolvimento humano e tecnológico capaz de especificar, analisar, projetar, implementar, testar, implantar, manter e validar sistemas de informação, além de gerenciar projetos e sistemas aplicados às áreas administrativos e industriais das organizações. O curso também apresenta a disciplina de Empreendedorismo em sua grade curricular, onde os alunos aprendem a desenvolver planos de negócios e soluções que ajudam na tomada de decisão. Há também a oportunidade de colocar os conhecimentos na prática em atividades especiais como a Maratona de Programação, a Feira de Tecnologia da FAI e a participação em projetos do CDP/FAI.

PEDAGOGIA

O curso de Pedagogia da FAI criado em 2002 apresenta também um conceito que o eleva como o melhor curso da região, com conceito IDD = 4 no ENADE em 2006. Um dos diferenciais deste curso está em seu projeto pedagógico que vai muito além das diretrizes curriculares mínimas exigidas para a formação de um educador preparado para os desafios de uma Sociedade do Conhecimento. A inovação do curso está na inclusão da grade curricular de novas áreas de atuação: área da Pedagogia Hospitalar – com atuação dos acadêmicos na área hospitalar; Pedagogia Empresarial – para atuar dentro das empresas na área de treinamento do Setor de Recursos Humanos; Práticas Educativas – com projetos de técnicas e oralidade/leitura dentro das escolas por tempo integral, além da atuação em projetos de Responsabilidade Social e dois projetos especiais, que capacitam seus alunos para trabalhar com o uso de tecnologias especiais e portadores de necessidades especiais.

Fonte: FAI Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário