Artigos 21 de setembro de 2012
Faculdades de Economia em MG
Economia ou Ciências Econômicas é o estudo da produção, distribuição e consumo de bens e serviços na sociedade.
O economista desenvolve planos para solucionar problemas financeiros, econômicos e administrativos em diversos setores de atividade, como indústria, comércio, serviços ou finanças.
A área de atuação desse profissional é bastante ampla, podendo trabalhar nos setores de Auditoria, Consultoria, Assessoria de projetos, Comércio Internacional, Mercado Financeiro, Economia Ambiental, Perícia, Políticas públicas e Pesquisa em entidades privadas ou públicas.
Para aqueles que escolheram seguir carreira em Economia, o Minas Vestibular selecionou as melhores faculdades de Ciências Econômicas de Minas Gerais, segundo o Ministério da Educação (MEC). Confira o resultado:
[Ache os cursos e faculdades ideais para você]
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Sediado na Faculdade de Ciências Econômicas no centro de Belo Horizonte, começou a funcionar em 1945.
O curso de graduação em Ciências Econômicas da UFMG tem duração de quatro anos e recebe 40 alunos por semestre.
Desempenho no Enade: nota 5 (nota máxima)
Site: www.ufmg.br
UFV – Universidade Federal de Viçosa
Formando economistas desde 1976, a UFV possui uma excelente infra-estrutura e ambiente de estudos com biblioteca setorial, laboratório de informática, assinatura de periódicos e revistas da área e grade curricular diversificada. O curso tem duração de quatro anos.
Desempenho no Enade: nota 5 (nota máxima)
Site: www.ufu.br
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
Atuando desde 1943, a UFJF oferece o curso com duração de quatro anos no horário diurno e cinco anos para o período noturno. São ofertadas 80 vagas (40 vagas para diurno e 40 vagas para noturno) com entrada única.
Desempenho no Enade: nota 5 (nota máxima)
Site: www.ufjf.br
Faculdade IBMEC
Sediado em Belo Horizonte, O Ibmec é uma instituição privada de ensino superior. Oferece bolsas e financiamentos como ProUni e FIES.
O curso tem duração de quatro anos (oito períodos) e tem a formação teórica com ênfase em teoria econômica e em métodos quantitativos.
Desempenho no Enade: nota 5 (nota máxima)
Site: vestibular.ibmec.br/BH
UFU – Universidade Federal de Uberlândia
O Instituto de Economia da UFU foi fundado em 1962. O curso possui duração de quatro anos e são oferecidas 80 vagas anualmente, sendo: 20 vagas no primeiro semestre (vestibular tradicional), 40 vagas no segundo semestre (Vestibular de julho) e 20 vagas pelo Programa alternativo ao Ensino Superior (PAIES).
Desempenho no Enade: nota 4
Site: www.ufu.br
UFSJ– Universidade Federal de São João del Rei
O curso Bacharelado de Ciências Econômicas da UFSJ tem duração de 8 semestres (quatro anos) no período noturno. A forma de ingresso é anual e são ofertadas 60 vagas.
Desempenho no Enade: nota 4
Site: www.ufsj.edu.br
PUC-MG – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
A PUC Minas é uma instituição de nível superior particular e oferece o curso de Ciências Econômicas, com duração de quatro anos (oito semestres) no período matutino ou noturno em Belo Horizonte.
Destacam-se no curso palestras e seminários, Consultoria Júnior, Laboratório de Mercado de Capitais e Projetos de pesquisa e extensão.
Desempenho no Enade: nota 4
Site: www.pucminas.br
Acompanhe o Minas Vestibular e fique por dentro dos cursos e melhores faculdades de MG.