Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Expocom 2010

O site produzido pelo curso de Jornalismo do Centro Universitário UNA, o Contramão Online, foi premiado como o melhor da Região Sudeste, no primeiro semestre de 2010. O projeto, vinculado ao curso de Jornalismo Multimídia do Instituto de Comunicação e Artes (ICA), concorreu com representantes de universidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e conquistou o “Expocom 2010 Sudeste”.

O site foi apresentado no evento realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, pela aluna Natália de Oliveira (atualmente estagiária do jornal O Tempo-MG). O Expocam é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e, anualmente, premia os melhores trabalhos experimentais realizados por alunos de graduação.

O Contramão Online tem apenas um ano de existência. A estrutura do site segue a linha do Projeto Pedagógico do curso, dando ênfase à articulação teórica e prática em jornalismo multimídia. Com a aposta na cobertura diária, hiperlocal e convergente, indica rumos para o próprio mercado de jornalismo em Minas Gerais.

No dia 5 de setembro o Contramão Online concorrerá à “Premiação Nacional do Expocom 2010”, durante o Congresso da Intercom, em Caxias do Sul (RS), competindo com outros dois sites que representam os estados do Piauí e do Paraná. Defenderão o site a aluna Natália Oliveira e o professor Reinaldo Maximiano Pereira que postarão notícias em tempo real, direto do Congresso na Serra Gaúcha.

Mais sobre o site

O site Contramão Online é um jornal-laboratório, ou seja, um espaço pedagógico, orientado por docentes da UNA, que permite que os alunos experimentem a produção de conteúdos informativos em diferentes mídias, com periodicidade diária.

Ele segue duas tendências contemporâneas da atividade jornalística: a cobertura hiperlocal e o conteúdo multimídia. A cobertura hiperlocal consiste na postagem de notícias de um determinado ponto específico e bem delimitado, geralmente um bairro ou uma região.

A cobertura multimídia tem por objetivo expandir a informação, aliando texto e outras mídias. Os monitores do Núcleo de Convergência de Mídias, que abriga o Contramão Online e outros projetos, produzem informações que integram várias mídias: textos, vídeos, galeria de fotos, podcast e Google Maps. Os monitores também trabalham com pautas cuja abordagem tem por esteio a relação de complementaridade das informações em diferentes mídias, produzindo, assim, um conteúdo convergente.

O site é feito por: Orientadores: Reinaldo Maximiano Pereira, Tatiana Carvalho Alves Costa e Cândida Emília Borges Lemos. Monitores: Ana Sandim, Andressa Santos Silva, Daniela Lages, Danielle Pinheiro, Débora Tomás, Henrique Muzzi, Iara Fonseca, João Marcelo Siqueira, Laís Sena, Marcus Chaves, Matheus Azevedo, Raphael Jota, Thiago Meira.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário