Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Experimentoteca

Terminam nesta terça-feira (6/04), as inscrições para curso de treinamento para professores, que é pré-requisito para o empréstimo de 40 kits experimentais nas áreas de biologia,química e física da “Experimentoteca” do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As vagas podem ser preenchidas por professores da rede pública e particular de ensino, que devem fazer a inscrição por telefone ou pessoalmente no Centro (endereço abaixo).

Em sua terceira edição, o curso já capacitou 33 professores. A nova turma começa ainda nesta terça-feira (6/04), e termina no dia 29 de julho, sempre às terças (no horário das 14h às 17h). A Experimentoteca é um laboratório de ciências voltado para a sala de aula das escolas de educação fundamental, com o objetivo de ilustrar com exemplos práticos aquilo que os alunos aprendem na teoria.

O objetivo do curso é facilitar o acesso das escolas públicas, que muitas vezes não têm estrutura de laboratórios para os alunos. “A visualização dos fenômenos torna mais interessante o aprendizado”, afirma o coordenador acadêmico, Elói Teixeira César.
O kit do Sistema Nervoso, por exemplo, traz um roteiro de uma série de experimentos para a percepção dos cinco sentidos e materiais, tais como essências (para estímulo do olfato) e soluções de sacarose, cloreto de sódio, ácido acético e outras para estimular o paladar. Os materiais permitem ao aluno perceber como o sistema nervoso responde aos diferentes estímulos que provêm do ambiente.

Visitas ao Centro

Estão abertas, ainda, as inscrições para visitas à tabela periódica interativa do Centro de Ciências. A tabela tem mais de três metros de comprimento e dois metros de altura, contém 83 amostras de elementos químicos e 33 espécies de minerais, onde se encontram as aplicações de cada elemento no cotidiano. O visitante pode escolher um elemento em um monitor de touch-screen (sensível ao toque) e, ao tocar em seu símbolo, a luz da caixa referente ao elemento se acende e aparecem informações sobre ele no monitor. A visita se inicia pela tabela, passa por uma sessão de vídeo e termina na sala de informática .

Visitas regulares

Os interessados, que podem ou não estar vinculados a instituições, também podem se inscrever, a partir do dia 31 de maio, para as visitas–padrão ao Centro de Ciências que serão agendadas para o segundo semestre deste ano.

Essa visita começa no planetário, uma cúpula de lona inflada com um projetor que mostra imagens do céu enquanto uma voz gravada narra tudo aquilo que pode ser observado. Em seguida, passa para um laboratório de física, química e biologia aplicados e termina em um outro laboratório de física aplicada ao cotidiano.

O Centro de Ciências é um órgão de caráter multidisciplinar que visa à inovação da educação científica. O órgão oferece cursos para a formação inicial de professores para a educação básica e propõe novas atividades que instiguem o interesse dos alunos e da comunidade para o aprendizado lúdico, além de permitir um contato maior com a ciência.

Inscrições no Centro de Ciências (Rua Visconde de Mauá, 300, bairro Santa Helena, ao lado do Colégio de Aplicação João XXIII – Juiz de Fora), ou pelo telefone: (32) 3229-7606.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário