Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Estudantes têm a chance de mudar de curso; inscrições podem ser feitas nesta 4ª e 5ª

Começou, nesta quarta-feira, dia 25, o prazo para pedidos de transferência e mudança de cursos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O edital de vagas ociosas foi divulgado no último dia 16, e oferece aos estudantes uma chancee de seguir outros rumos na carreira acadêmica.

No total, 425 vagas estão disponíveis em 15 cursos de graduação. O preenchimento do formulário e a entrega da documentação devem ser feitos na Central de Atendimento (CAT), nesta quarta e quinta-feira, das 9h às 20h. A oportunidade vale tanto para acadêmicos da própria instituição como para estudantes que queiram transferir-se para a UFJF.

Além dos interessados em mudar de curso, podem participar do processo, previsto pelo edital de vagas ociosas, outros quatro tipos de candidatos: excedentes do grupo C (não optantes por cotas) do Vestibular 2011 e Pism (triênio 2008-2010); alunos da instituição que queiram retomar graduação trancada por mais de dois anos e menos de quatro anos; estudantes de outras instituições de ensino superior; profissionais graduados, que devem ser formados na mesma área de conhecimento do curso pretendido; alunos que desejam transferência de outras instituições para a UFJF.

A informação completa sobre a documentação exigida está disponível aqui.

Aproveitando a oportunidade

Aluno do 1° período de Educação Física da UFJF, Fausto Autonare Rezende, 32 anos, está tentando fazer a mudança para o curso de Ciências Contábeis. “O curso de Educação Física é integral e não dá para conciliar com o trabalho que já exerço na área de ciências contábeis.”

Já Ana Luíza Pires Moreira, 19 anos, que prestou Vestibular para Direito, vai concorrer a uma das duas vagas ociosas disponibilizadas para o curso. A candidata é excedente do grupo C. “Eu fiquei como 24ª excedente, foram chamadas várias pessoas e agora estou em 10º lugar. Minha expectativa é de entrar no segundo semestre e não precisar fazer outro Vestibular no fim do ano”. Em relação a oportunidade oferecida pelo edital, a candidata acredita que “por menor que seja, é uma chance de não ter mais que fazer cursinho”.

Quem também quer ingressar no curso de Direito é Virgínia Rodrigues, 20 anos. Ela está no 5° período de Filosofia e tenta a mudança de curso. “O curso de Filosofia me deu uma bagagem muito boa. Agora, quero usar esse conhecimento teórico na prática do Direito”. A estudante diz ter boas expectativas. “Tenho matérias afins no currículo, boas notas, acho que consigo a mudança.”

A Central de Atendimento fica localizada no prédio da Reitoria, no Centro do campus.

Outras informações: (32) 2102-3978/ 3911 (Central de Atendimento)

(32) 2102-3734 (Cdara)

Fonte: UFJF

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário