Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Escola de Saúde

A Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) agora compõe a Rede de Escolas Técnicas (RET) voltadas para qualificação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) . Ela foi oficializada por Portaria assinada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O vice-reitor, professor João Canela, que também é superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria e ex-diretor do Centro do Ensino Médio e Fundamental, lembra que a RET/SUS já funciona na prática há algum tempo e que agora foi oficializada com portaria ministerial.

Por sua vez, o diretor do Centro do Ensino Médio e Fundamental, professor Wilson Atair Ramos, observa que a oficialização da rede vai garantir a assinatura de convênios e a realização de projetos conjuntos pelas entidades envolvidas, como é o caso da unidade da Unimontes.

Em todo o País, fazem parte da rede 36 escolas técnicas e centros formadores vinculados às instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde. Além da Escola Técnica de Saúde da Unimontes, há somente outra instituição mineira: a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.

Segundo a portaria do Ministério da Saúde, a RET/SUS tem como objetivo “difundir metodologias e outros recursos tecnológicos destinados à melhoria das atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica, tendo em vista a implementação de políticas de educação profissional em saúde, prioritariamente para os trabalhadores do SUS”.

Outra meta é “promover a articulação das instituições de educação profissional em saúde no País, para ampliar sua capacidade de atuação em sintonia com as necessidades ou demandas do SUS.

As atividades da rede serão supervisionadas por uma comissão geral de coordenação, com a participação de representantes do Ministério da Saúde e de órgãos como a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Cursos

A Escola Técnica de Saúde oferece, entre outros, cursos técnicos em Enfermagem, Saúde Bucal, Radiologia em Análises Clínicas. Também capacita agentes comunitários de saúde e as equipes de saúde bucal que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário