Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Escola de Farmácia

 

A Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), primeira do segmento da América Latina, celebra, em 4 de abril, os 170 anos de sua fundação. Para comemorar o aniversário foi organizada uma programação especial.

Em 3 de abril, às 18h30, será realizada na Igreja de Nossa Senhora do Pilar uma Missa em Ação de Graças pelos 170 anos da Escola. Em 4 de abril, às 8h30, haverá um café da manhã para recepcionar aos Ex-Alunos; às 9h30, é a vez de uma Sessão Solene Comemorativa ao aniversário; às 11h30, está programada uma Assembléia de Associação dos Ex-Alunos. Esses eventos serão realizados no Salão Nobre da Escola de Farmácia no Centro Histórico.

Às 22h do dia 4 de abril, no Centro de Artes e Convenções, a Diretoria da Escola de Farmácia e a Associação dos Ex-alunos realizarão um baile comemorativo. O convite especial tem valor de R$ 75,00 por pessoa.

Paralelo a esses eventos, entre 30 de março e 3 de abril será realizado o “II Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto (Concifop)”, que neste ano faz parte das comemorações do Aniversário da Escola de Farmácia. Através de palestras, mesas-redondas e minicursos. O congresso reúne profissionais e estudantes da área proporcionando a troca de experiências entre os meios acadêmico e profissional.

História –  Fundada em 4 de abril de 1839, a Escola de Farmácia surgiu no contexto das mudanças que ocorriam na sociedade brasileira da primeira metade do século XIX. Ela foi criada com o intuito de regularizar as práticas de medicina popular, que contava com pouca contribuição de profissionais com formação acadêmica à época; e teve grande influência além das fronteiras do Estado, já que Ouro Preto era um dos principais centros de ensino do país, trazendo estudantes de todo território nacional.

A Escola de Farmácia foi referência para a criação de outros cursos da área de saúde. Por influência de vários dos seus ex-alunos, teve participação decisiva na implantação do primeiro curso de medicina de Minas Gerais, em 1911. Na Escola de Farmácia foi também criado o primeiro curso de Odontologia do estado e posteriormente o curso de Nutrição, que originou a Escola de Nutrição da UFOP. Atualmente, abriga o recém-criado curso de Medicina.

Mais informações a respeito das comemorações dos 170 anos da Escola de Farmácia, pelo sitepelo e-mail ou pelo telefone: (31) 3559-1628 .

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário