Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Engenharia de Minas

O CEFET-MG acaba de abrir seu 14º curso superior: Engenharia de Minas. A nova graduação será ofertada no Campus de Araxá, em turno diurno, totalizando 40 vagas por ano. As inscrições para seleção de alunos já estão abertas, vão até 8 de junho, no site do Centro. O valor da taxa será de R$ 80,00, e o pagamento do boleto poderá ser efetuado, até o dia 8 de junho de 2010, em qualquer agência bancária.

As obras literárias adotadas no vestibular serão “Contos de Aprendiz”, de Carlos Drummond de Andrade (editora Record), e “Destino Poesia”, organizado por Ítalo Mariconi (editora José Olympio). As provas serão realizadas em Araxá, nos dias 19 e 20 de junho, quando acontece o Processo Seletivo do 2º semestre/2010 da instituição. As aulas começam no segundo semestre deste ano.

Segundo o coordenador do curso, professor José Fernando Ganime, a grade curricular é bem ampla e visa possibilitar ao aluno adquirir conhecimentos relacionados à área de mineração, como extração de rochas, beneficiamento de minérios, sustentabilidade ambiental, processos industriais e tecnologia mineral. Ele afirma que o engenheiro de minas pode atuar tanto em mineradoras como em empresas de consultoria, assessorias técnicas, pedreiras, grandes construtoras e empresas de projetos, principalmente de construções pesadas (pontes e estradas).

“Araxá, além de turismo e agropecuária, tem tradição na área mineradora. A Engenharia de Minas era um desejo antigo de todos os segmentos sociais da cidade. É uma região que possui mineradoras importantes, mas que é carente de mão-de-obra especializada para atuar nesse negócio”, justificou o professor Ganime.

Essa graduação vem se somar a de Engenharia de Automação Industrial que o CEFET-MG mantém, desde 2005, na cidade. Os dois cursos superiores oferecidos pela instituição são os únicos grauitos em Araxá. “Há poucos cursos de Engenharia de Minas no Brasil. Aqui, na região, não temos nenhum, nem em instituições particulares. O mais próximo, gratuito, fica a 300 km”, afirmou.

Mais informações no Manual do Candidato, que será divulgado, em breve, na página do CEFET-MG.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário