Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Enem 2009 – Informações Oficiais do INEP

Tudo pronto para o Enem 2009: oriente-se

O Enem 2009 será aplicado nos dois dias do próximo fim de semana (3 e 4/10/09), em 1.829 municípios brasileiros.

Os participantes farão a prova em mais de 113 mil salas por todo o Brasil, sendo atendidos diretamente por mais de 300 mil profissionais – 290 mil aplicadores de sala, 10.385 coordenadores de aplicação e 15.500 profissionais como médicos, psicólogos, funcionários de apoio, etc.

Confira as principais orientações sobre o exame:

Cartão de Confirmação de Inscrição e local de prova

O Cartão de Confirmação de Inscrição foi enviado a todos os inscritos via Correios e contém o seu número de inscrição, sua senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. O cartão também informa o local de prova do inscrito.

Quem por ventura não tenha recebido o material, independentemente dos motivos, não será impedido de realizar a prova, desde que se dirija para o local correto previsto para fazer o Enem 2009. Para isso os inscritos dispõem de vários canais oficiais de informação acerca de local de prova: por meio do sistema http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/, pelo atendimento telefônico do Fala Brasil, no 0800 616161, e envio de mensagens SMS aos telefones celulares cadastrados no ato da inscrição. Basta comparecer ao local correto munido de documento de identificação com foto.

Importante: Para que o inscrito garanta a participação tranqüila no exame, frisa-se que ele deve comparecer ao local exato no qual ele foi alocado para realizar a prova, munido de documento de identificação com foto, e não em local escolhido aleatoriamente. É imprescindível a consulta aos diversos canais opcionais de informação sobre os locais de prova definidos para cada inscrito.

Plantão para atendimento ao cidadão

Além dos canais de informação via Internet, o atendimento telefônico ao cidadão será oferecido todos os dias (8h às 20h) sem interrupção, inclusive nos dois dias de prova. O inscrito que necessitar de ajuda pode entrar em contato com o “Programa Fala Brasil”, pelo telefone 0800-616161, ou pelo e-mail.

Questionário socioeconômico

O participante que não receber o questionário socioeconômico via Correios terá a oportunidade de respondê-lo posteriormente. O material ficará disponível para download na página do Inep.

Atendimento especial

Estão garantidas as condições necessárias a todos os participantes que, no ato da inscrição ao Enem 2009, informaram necessitar de atendimento diferenciado para a realização da prova. Esses inscritos serão atendidos conforme o tipo de recurso de acessibilidade solicitado.

Participantes com deficiência visual farão provas em Braille, provas em formato digital acessível ou com auxílio de ledores. Participantes com baixa visão farão provas com caracteres ampliados no corpo 24 (padrão) ou conforme solicitação do estudante. Participantes surdocegos contarão com auxílio de guias-intérpretes e, aqueles com surdez, terão auxílio de intérprete/tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras). No caso de participantes com deficiência física ou pessoas com mobilidade reduzida, será garantida acessibilidade na estrutura física do local do exame. A todos eles será garantido o tempo de uma hora a mais para a realização das provas.

Liberdade religiosa: Também está garantida aos participantes que se declararam como guardadores de sábado, no ato de inscrição, a realização da prova após o por do sol no sábado, dia 3. Apesar do início da prova em horário diferenciado, os participantes sabatistas deverão se apresentar aos devidos locais de prova no mesmo horário que os demais (entre 12h e 12h55), sob as mesmas restrições relativas a materiais impressos e eletrônicos. Os guardadores do sábado serão alocados em salas específicas e, assim como a totalidade dos participantes do Enem 2009, também terão quatro horas e meia (4h30) para responder ao caderno da Prova I, com questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O que levar nos dois dias da prova

Nos dois dias de prova o participante deverá apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Importante: Durante a realização da prova, NÃO será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens. Também faz parte das orientações logísticas que o participante evite o uso de boné, óculos escuros ou qualquer outro objeto que cubra os cabelos e orelhas, por critérios de segurança.

Abertura e fechamento dos portões

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 12 horas e 55 minutos (horário de Brasília-DF). As provas serão iniciadas às 13 horas, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

Importante: O participante de locais onde o fuso horário difere do de Brasília deve ficar atento às diferenças, a fim de não perder a prova. Todas as informações acerca de horário referem-se ao fuso da Capital federal.

Como será a prova e tempo de duração

O Enem 2009 será composto por quatro provas, dento de quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
No primeiro dia, sábado ( 3/10/2009, das 13h às 17h30 – 4h30 de duração): Prova I – com Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo dia, domingo (4/10/2009, das 13h às 18h30 – 5h30 de duração):  Prova II – com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais a Redação, e Matemática e suas Tecnologias.

No que diz respeito às provas objetivas, cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia serão distribuídos aos participantes quatro diferentes modelos de prova, todos da mesma cor, onde as questões estarão ordenadas diferentemente.

Quanto à redação, deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Quem pode sair com os cadernos de prova

Apenas depois de decorridas quatro horas do início do exame o participante poderá deixar sua sala portando seu caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar seu caderno de prova ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas da parte objetiva da prova e a folha de redação (no segundo dia).

Por motivos de segurança, o participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame.

Gabaritos

Os gabaritos, provas dos dois dias do Enem 2009 e regra para o participante identificar o respectivo modelo de prova estarão disponíveis no domingo, (4/10, às 19h), depois do término do exame em todo o território nacional.

Mais informações, no site do Inep

(Assessoria de Imprensa Inep/MEC)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário