Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Encontro de Educação

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sedia, desta terça até sexta-feira (20 a 23/04), o “XV Encontro Nacional sobre Didática e Práticas de Ensino (Endipe)”, com o tema “Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais”. O evento será em parceria com nove instituições de ensino superior de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte, no campus Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6.627),

Mais de cinco mil educadores e pesquisadores de todo o país e conferencistas estrangeiros participam, com o objetivo de compartilhar resultados de estudos e pesquisas nos campos de didática, práticas de ensino, currículo e avaliação.

Segundo a coordenadora geral do evento, professora Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, da Faculdade de Educação da UFMG, neste momento em que o país investe na formação de professores, um encontro com a dimensão do XV Endipe tende a refletir na construção das políticas públicas do setor. “Este é, hoje, o maior evento acadêmico na área da educação, constituindo-se em espaço privilegiado de trocas de experiências, articulação de grupos, questionamentos, novas idéias e novas reflexões”, informa a coordenadora.

Programação

Na conferência de abertura (20/04, às 19h30), o Ministro da Educação Fernando Haddad abordará o tema “Políticas públicas na área de educação”.

Na quarta-feira (21/04, às 18h), a pesquisadora Gloria Ladson Billings, da Universidade de Wisconsin (EUA), falará sobre “Formação de educadores e diversidade cultural”.

No dia seguinte (22/04, às 19h30), José Gimeno Sacristán, professor da Universidade de Valencia (Espanha), discorrerá sobre o tema “Currículo: políticas e práticas contemporâneas”.

Na sexta-feira (23/04, às 14h30), o reitor da Universidade de Lisboa (Portugal) Antonio Nóvoa fará conferência a respeito das Convergências e tensões no campo da formação e trabalho docente.

Organizado em 28 subtemas, o encontro terá 90 simpósios, 600 painéis e 1.400 pôsteres. Os simpósios serão pela manhã e a exposição dos painéis à tarde. A cada dia, um convidado estrangeiro proferirá conferência.

Veja a programação completa no site.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário