Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Encontro com Lula

 

O Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Henrique Duque, avaliou como positivo o encontro com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizado na quinta-feira passada (28/05). O presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinaram um decreto que transfere para a União o custeio dos plantões dos médicos. O Reitor da UFJF disse que vai aguardar a publicação do Decreto assim como à sua normatização para que possa se pronunciar sobre os impactos da decisão em relação ao HU/CAS.

Segundo levantamento elaborado pela Diretoria de Hospitais Universitários, ligada à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), as 46 unidades existentes têm hoje 10% dos seus leitos desativados e precisam contratar cinco mil profissionais em caráter emergencial.

Diante do diagnóstico apresentado, o Presidente pediu ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que elaborasse uma proposta de reestruturação dos hospitais universitários até a segunda quinzena de julho. O plano deve ser feito junto com os ministérios da Saúde e do Planejamento.

“Será um projeto de reestruturação como foi feito no caso do Reuni [Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais]. Nós reestruturamos o parque de atividades, agora temos que pensar num projeto que reestruture os hospitais de ensino”, explicou o ministro.

Segundo o levantamento, em 2008 os hospitais universitários realizaram um milhão de atendimentos emergenciais, 402 mil internações, seis milhões de consultas e 20 milhões de procedimentos médicos. Dos 19 mil transplantes realizados no país no ano passado, 10,7% foram em hospitais universitários.

Um dos principais problemas enfrentados hoje pelos HUs é a falta de pessoal. O levantamento aponta que são necessários cerca de cinco mil contratações emergenciais de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para desafogar o atendimento e inclusive reativar os leitos fechados.

Uma das propostas apresentadas ao presidente pelo comitê técnico da Diretoria de Hospitais é a repactuação da proporcionalidade do repasse de recursos entre os ministérios da Saúde e da Educação. Hoje, o MEC é responsável por 70% do orçamento dos HUs e a Saúde pelos outros 30%.

Com Assessoria da UFJF (Jornalista Vera Hotz)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário