Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Encontrão Pré-universitário

Neste sábado (7/11, 8h às 17h) o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) sedia, no Vale do Aço, o “Encontrão Pré-universitário”. O evento acontece nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga, com mostras de atividades acadêmicas, visitas guiadas aos laboratórios, palestras, estandes, atividades físicas e de promoção da saúde, espaços de lazer e apresentações culturais. O evento tem entrada franca.

Ao todo, 150 escolas dos ensinos médio e profissionalizante da região foram convidadas. Serão sorteadas duas câmeras fotográficas digitais entre as instituições de ensino participantes.

Foco no mercado

Como novidade, esta edição do Encontrão terá a participação de entidades como a Cenibra, ArcelorMittal e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-MG), que disporão de estandes para apresentação de suas atividades, políticas de estágio e vagas disponíveis no mercado.

Segundo Sandra Carvalho Silva, coordenadora do Setor de Estágios da Instituição, a presença dessas empresas no evento revela a busca pela integração entre academia e mercado, “O ingressante no ensino superior quer se qualificar para aumentar suas chances de ingresso e permanência no mercado. E essas oportunidades são aumentadas na medida em que a Instituição de ensino também se preocupa em criar pontes entre o meio acadêmico e o empresarial”, opina.

Além do acesso aos serviços de consulta de vagas de estágio, todos os visitantes poderão contar com espaços de orientação profissional dispostos nos dois campi do Centro Universitário.

Cultura e lazer

Entre as atividades de visitação e prática acadêmica, a programação do Encontrão prevê momentos de lazer e descontração. No Teatro João Paulo II, campus de Coronel Fabriciano, o Grupo Encena apresenta o espetáculo “Nunca lhe prometi um jardim de rosas” (8h30 e 13h30). Além disso, durante todo o evento, os visitantes poderão se envolver em atividades de escalada e rapel, realizadas na passarela do bloco B.

Enquanto isso, em Ipatinga, a banda Dexter, de Timóteo, animará a programação com espaços de música ao vivo e repertório pop-rock. Professores e estudantes de Educação Física darão aulas abertas de step.

Enem em pauta

Com o intuito de envolver professores e diretores das escolas visitantes em um momento de estudo e discussões sobre os processos seletivos para o ensino superior, a professora Tereza Cristina Monteiro Cota, coordenadora do curso de Pedagogia do Unileste, ministrará a palestra “Enem” (10h na sala E-306, em Ipatinga, e às 14h no Auditório Senhor José Vicente Justino, em Coronel Fabriciano).

Em sua apresentação, a coordenadora pretende abordar as principais mudanças e especificidades da prova, discutindo seus impactos sobre os alunos e instituições educacionais do país.

“Prezamos pela proximidade com os estudantes e instituições de ensino médio porque o conhecimento da área acadêmica estimula os alunos à busca contínua pela qualificação profissional. Neste sentido, o Encontrão constitui uma importante oportunidade de contato desses alunos com o ambiente universitário”, diz o reitor do Unileste, Genésio Zeferino.

Grupos de estudantes e escolas interessadas em participar poderão agendar ou confirmar visitas pelo telefone (31)3846-5531.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário