Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Educação

O documento-referência do estado de Minas Gerais já está concluído e será encaminhado à Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010). Durante quatro dias da semana passada , 853 municípios mineiros estiveram representados na Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (COEED), no Sesc de Venda Nova, Belo Horizonte (MG).

O objetivo da Coeed é estabelecer metas e prioridades da Educação em Minas Gerais, a serem apresentadas na CONAE 2010, um espaço aberto pelo poder público para a participação social no desenvolvimento da educação nacional. Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, têm em suas mãos, a oportunidade de interferir nos rumos da educação brasileira nos próximos dez anos (2011-2020). Além de poder participar ativamente na criação de uma regulamentação acerca da educação, a sociedade tem a oportunidade de aumentar a fiscalização no setor.

O documento-referência da Coeed, associado aos 26 documentos representativos dos 5.562 municípios brasileiros, pretende identificar, em conjunto, a realidade educacional do país, refletindo no Plano Nacional de Educação. A CONAE será em março de 2010, em Brasília, e terá como tema “A construção de um sistema de educação articulado”, com base nas diversidades do estado sem deixar de lado as peculiaridades regionais.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) e uma Comissão Organizadora de 23 entidades e instituições está na coordenação do evento.

O convite feito à UFV foi aceito pela sua importância e pela possibilidade de permitir que a universidade faça interlocução direta com todas as instituições integrantes responsáveis pela tarefa em favor da qualificação da educação nacional.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário