Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Educação Pública

Mais um mestrado será oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a partir de 2010. Segundo informações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública com conceito 3.

Desde janeiro de 2009, a UFJF, por meio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), deu início ao projeto de implantação do curso. O mestrado tem como área de concentração a gestão e avaliação da educação pública. É o primeiro mestrado profissional na área de educação no Brasil.

O mestrado é destinado a diretores de escolas públicas e técnicos dos órgãos de gestão da educação básica pública em exercício. Tem quatro linhas de pesquisa: modelos, instrumentos e medidas Educacionais; Gestão, Avaliação e Reforma da Educação Pública; Equidade, Políticas e Financiamento da Educação Pública; e Avaliação, currículos e desenvolvimento profissional de gestores e professores da educação básica. Também oferece vagas a candidatos interessados em exercer futuramente a profissão. Serão 30 disciplinas estudadas em quatro áreas: Formação Profissional, Estudos Transversais, Formação Básica e Tópicos Especiais.

A característica principal deste mestrado é a interdisciplinaridade, pois reúne professores provenientes de diversas áreas de conhecimento; compõem o corpo docente, 40 professores de unidades acadêmicas da UFJF como a Faculdade de Educação (Faced), Faculdade de Economia e Administração (FEA), Departamento de Ciências Sociais, Departamento de Estatística, Instituto de Artes e Design (IAD) e Colégio de Aplicação João XXIII. Além disso, sua realização é fruto de parceira com a Harvard Scholl of Education (EUA) e conta com a colaboração de outros Institutos de Ensino Superior de diversos pontos do Brasil, como UFMG, UFCE, USP-Ribeirão Preto, PUC-RJ e UFPE.

Caracterizam o curso, além da interdisciplinaridade, o atendimento à formação do profissional em exercício, a integração entre atividades presenciais e a distância e o apoio em projetos de pesquisa conduzidos pelo corpo docente com financiamento próprio. Segundo a coordenadora de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, Maria Teresa de Assunção Freitas, “este mestrado é importante porque vem atender uma carência de pessoal na área e atenderá demandas relevantes no sistema educacional brasileiro, por isso acredito que terá um impacto muito grande na educação básica”. O calendário de inscrição, seleção e aulas está previsto para ser divulgado no início de 2010.

Outras informações: (32) 4009-2000/2001 (Caed) e (32) 3229-3785 (Propg)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário