Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Doação de sangue

A Anhanguera Educacional lança, nesta segunda-feira (14/06) uma campanha de incentivo a doação de sangue, marcando as comemorações do “Dia Mundial do Doador de Sangue”. Todas as pessoas que comparecerem às unidades e apresentarem um comprovante de doação serão isentas da taxa de inscrição para o Vestibular de Inverno.

A campanha vai até o dia 30 de junho e é válida para o processo seletivo principal, marcado para o próximo dia 27 de junho, bem como para as provas agendadas, que podem ser realizadas às quartas, sextas ou sábados.

A isenção é válida somente para quem apresentar o comprovante de doação de sangue na unidade. As pessoas que efetuarem a inscrição pelo site não terão direito ao benefício.

Dia Mundial do Doador de Sangue

Desde 2004, por determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 de junho. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Karl Ladsteiner (1868 – 1943), médico e biólogo austríaco, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina e descobridor do sistema de grupos sanguíneos ABO.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os centros de hemoterapia coletam 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano em todo o País. Pelos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o Brasil coletasse 5,7 milhões de bolsas anuais, portanto o país opera em constante estado de emergência no que diz respeito aos estoques de sangue.

Quem pode doar

Para doar sangue, o indivíduo tem de ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, apresentar um documento com foto, válido em todo território nacional e não ter sido contaminado por doença transmissível. O doador passa por um exame clínico, que inclui uma entrevista. Todos os hemocentros prestam orientações sobre os cuidados antes que o sangue seja doado.

Doar sangue é uma prática segura e que não dói, é rápido, fácil e não debilita e nem prejudica a saúde. Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue. O ideal é que cada pessoa doe duas vezes ao ano.

Mais informações sobre o vestibular da Anhanguera no site ou pelo: 0800 941 4444 .

 

Veja os locais para doação de sangue no portal ou peloDisque-Saúde: 0800-61-1997.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário