Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Divulgação cientìfica

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir desta quinta-feira (8/04,) realizará atendimento para o público durante as noites de quinta-feira. O Centro, desde 2006, realiza um trabalho de divulgação científica, por meio de experiências reais oferecidas a alunos de todas as faixas etárias, em visitas durante o dia.

Aproximadamente cem alunos passam pelo local todos os dias, num total de 15 mil visitantes ao longo do ano. Segundo o coordenador acadêmico do Centro de Ciências, Elói Teixeira César, costumava-se realizar atendimento durante as noites apenas em casos excepcionais, impossibilitando o acesso e o aprendizado aos alunos desse período. “Este ano vamos disponibilizar o Centro para visitação noturna para que estes alunos não se sintam prejudicados.”

Diversas atividades podem ser realizadas no local em dois roteiros diferentes: no primeiro, os alunos têm acesso ao Planetário, realizam duas atividades em laboratórios, desenvolvendo experimentos na área de química, física ou biologia, e participam, também, com os experimentos interativos; no segundo roteiro, os visitantes aprendem mais sobre química, utilizando a Tabela Periódica Interativa. Neste instrumento, cada quadro, em touch screen, traz informações e curiosidades sobre o elemento químico em questão. Nesse roteiro os visitantes também assistem a vídeos educativos e realizam atividades na sala de informática.

Além destas atividades, o Centro realiza todos os meses as Noites de Observação Astronômica. Com um telescópio eletrônico de 11 polegadas, os visitantes podem observar a lua e outros planetas. Existe também no local o Jardim dos Sentidos. Formado por diversos tipos de plantas, o espaço possibilita a deficientes visuais o acesso a experiências diferenciadas de aprendizado, o estímulo ao uso dos outros sentidos e a inclusão social. O Jardim é aberto a todos.

Para visitar o Centro de Ciências é preciso fazer o agendamento com antecedência, pois a procura é muito grande. Para reservar um horário, basta enviar um e-mail  ou ligar para: (32) 3229-7606.

Outras informações, no site.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário