Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Entenda como é fazer um curso de Direito em Minas Gerais

O profissional graduado Direito é o responsável pela aplicação das leis e normas jurídicas de sua localidade. O bacharel em Direito pode se tornar advogado, após aprovação na Advogados do Brasil (OAB), ou seguir carreira jurídica, como juiz, promotor, delegado, entre outros, por meio de concursos públicos.

Como é o curso de Direito?

O curso de Direito é a graduação mais buscada do Brasil, segundo o Censo da Educação Superior 2018. Ele é um bacharelado com duração média de 5 anos. O curso só é ofertado no ensino presencial, pois o Ministério da Educação (MEC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não autorizam o funcionamento do curso a distância.

Segundo as Diretrizes Curriculares, o curso desenvolve a capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica.

Durante a graduação, os estudantes aprendem a ler, compreender e elaborar textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, realizar a interpretação e aplicação do Direito e pesquisar e utilizar legislações. Eles também desenvolvem as habilidades de utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica e julgamento e tomada de decisões.

A grade curricular do curso de Direito é dividida em três eixos de conteúdos: a Formação Fundamental, que aborda as relações do Direito com outras áreas do saber, como Economia, Sociologia, Filosofia e Psicologia; a Formação Profissional, que abrange os vários ramos do Direito; e a Formação Prática, que engloba atividades práticas, como o estágio supervisionado.

Nos anos iniciais do curso, os alunos têm muitas disciplinas teóricas, que exigem bastante leitura. A partir do 3º ano, ele passam a ter aulas práticas, como simulações de julgamentos, por exemplo. Dê uma olhada em algumas disciplinas dessa graduação:

  • Antropologia e Direito;
  • Ciência Política e Teoria Geral do Estado;
  • Conciliação, Mediação e Arbitragem;
  • Direito Administrativo;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Financeiro e Tributário;
  • Direito Internacional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Processual do Trabalho;
  • Direitos Humanos;
  • Economia e Direito;
  • Filosofia Geral e Jurídica;
  • História do Direito e do Pensamento Jurídico;
  • Processo Constitucional;
  • Ética das Profissões Jurídicas.

Para se graduar, o estudante precisa cumprir a carga horária mínima de 300 horas de estágio supervisionado e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quais as áreas de atuação do Direito?

Basicamente, o bacharel em Direito por seguir para duas áreas: a advocacia e a carreira jurídica, na qual o ingresso é feito por concursos públicos. Confira as principais áreas de atuação do Direito:

Advocacia

O advogado é o responsável pela defesa dos interesses de pessoas físicas e jurídicas. Ele pode atuar nas mais diversas área do direito: civil, administrativo, ambiental, do consumidor, digital, penal ou criminal, trabalhista e previdenciário, tributário, internacional, entre outros.

Acadêmica

Nessa área, o bacharel pode ministrar aulas em cursos de Direitos ou em cursos preparatórios para concursos públicos ou para o exame da Ordem.

Judicial

O juiz é o responsável por decidir conflitos individuais e coletivos em nome do estado, aplicando o direito a casos concretos.

Promotoria

O promotor de justiça atuam em favor da sociedade e da cidadania, defendendo a ordem jurídica, o regime democrático, os interesses difusos e coletivos e os interesses individuais.

Procuradoria de Justiça

O procurador de justiça também defende os direitos do Estado e dos cidadãos mediante a justiça, assim como o procurador, mas está hierarquicamente acima dele.

Desembargadoria

O desembargador desempenha a mesma função que um juiz, mas está hierarquicamente acima por uma série de requisitos e títulos.

Defensoria pública

O defensor público presta assistência jurídica gratuita aos cidadãos carentes de recursos econômicos, por meio de orientação e de medidas judiciais e extrajudiciais

Análise judiciária

O analista do judiciário é o responsável por executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística dentro do meio judiciário.

Oficial de Justiça

O oficial de justiça é o responsável por cumprir determinações legais e judiciais atribuídas aos cartórios oficiais e extra-judiciais, lavrando atos, autuando processos, procedendo registros.

Delegacia de polícia

O delegado de polícia dirige e coordena as atividades de repressão às infrações penais para restabelecer a ordem e segurança individual e coletiva.

Oficial da Polícia Militar

O oficial da Polícia Militar comanda unidades de polícia militar e elabora plano diretor da instituição.

Escrivão da Polícia Civil

O escrivão de Polícia Civil é o profissional responsável por prestam atendimento ao público, redigindo procurações e autenticando documentos, e lavram boletim de ocorrências em delegacias.

Diplomacia

O diplomata é o responsável por representar o Brasil perante a comunidade internacional e por colher as informações necessárias à formulação da política externa do país.

Onde estudar Direito em Minas Gerais?

O que você achou do curso de Direito? Saiba que, além de escolher o curso que mais combina com você, você também deve pesquisar mais sobre a instituição de ensino que se deseja ingressar e consultar suas avaliações no MEC.

Existem faculdades particulares que oferecem ótimos descontos em suas mensalidades, bem como ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se interessou? Então, dê uma olhada em algumas dessas instituições bem reconhecidas pelo MEC para você estudar Direito em Minas Gerais pagando menos:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Faculdade UNA de Betim
  • CESG – Centro de Ensino Superior de São Gotardo
  • Centro Universitário Newton Paiva
  • Ibmec-BH

Leia também: Melhores faculdades de Direito em Minas Gerais

Você já sabe onde cursar Direito em Minas Gerais? Compartilha com a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário