Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Dia do Voluntariado

O Núcleo de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Anima (Unibh e UNA, em Belo Horizonte-MG; e Unimonte, em Santos/SP) promove, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), uma oficina sobre o “Jogo Oasis”. A atividade será nos dias 5 e 6 de agosto (8h às 18h), no campus Estoril do UniBH – Auditório B5 (Av. Prof. Mário Werneck, 1685 – Buritis).

O principal objetivo é atender os diversos comitês formados para o “Dia do Voluntariado”, promovido desde 2001. Em sua 10ª edição, o Dia V pretende incentivar a metodologia do Oasis, realizado pelo segundo ano consecutivo em Belo Horizonte. O jogo, na Capital mineira, é uma iniciativa das instituições que integram o Grupo Anima (Centros Universitários UniBH e UNA, em BH/MG; e Unimonte, em Santos/SP).

“A ideia não é ensinar a fazer Oasis passo a passo, mas, sim, mostrar como as ferramentas da metodologia Elos e jogo Oasis podem contribuir para a organização de mutirões e ações voluntárias”, explica a analista de Sustentabilidade e Inovação da Anima, Poliana Abreu.

Sobre o Oasis

É um evento de dois dias, que convida uma comunidade a projetar e construir, de forma cooperativa, um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural.

A metodologia tem como base o processo de construção coletiva, de uma forma alegre, em estilo de brincadeira. No primeiro momento faz-se imprescindível a criação de uma aliança enquanto grupo. É necessário que todos fiquem atentos a todos os problemas da comunidade e que reflitam sobre o que pode fazer para atender melhor o bairro, elaborando uma proposta e, por fim, efetuar a ação.

A inscrição para interessados em participar das oficinas é R$ 50,00. A inscrição é gratuita para os colaboradores do UniBH, UNA, Unimonte e Hospital da Baleia.

Veja a programação completa da Oficina.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário