Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cursinho Popular da UFJF lança edital

O Cursinho Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (CPV/UFJF) lançou o edital para selecionar novos alunos. Serão 180 vagas destinadas a candidatos advindos de escolas públicas e que apresentam vulnerabilidade socioeconômica.

As inscrições começam amanhã, dia 25, e vão até 9 de junho. O procedimento pode ser feito de segunda a sexta, das 18h às 21h, e no sábado, das 14h às 17h, na coordenação do CPV, localizada no prédio do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII, que fica na Rua Visconde de Mauá, nº 300, Bairro Santa Helena.

Na ocasião, o candidato precisa apresentar duas fotos 3×4, uma cópia da carteira de identidade, o comprovante de conclusão do Ensino Médio, a ficha de inscrição e o formulário socioeconômico, disponibilizados no site do CPV, devidamente preenchidos. É necessário apresentar, também, toda a documentação, solicitada pelo edital, para comprovar a situação financeira do candidato.

Os inscritos passarão por uma prova de seleção no dia 16 de junho, composta por 40 questões de múltipla escolha organizadas da seguinte forma: dez de português, dez de matemática e quatro de cada uma das demais disciplinas – química, biologia, física, geografia e história.

O resultado final será publicado em 1º de julho e o curso preparatório terá início no dia 4 do mesmo mês. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30, e no sábado, a partir das 14h. São 30 aulas semanais, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, História e Espanhol.

Aprovação

Desde a sua criação em 2005, o CPV vem aumentando consideravelmente seu índice de aprovação nos programas de ingresso da UFJF. Só no ano passado, cerca de 57% dos alunos atendidos pelo projeto conseguiram garantir suas vagas nos cursos da UFJF. Em 2006 o total de aprovados foi de 11%; em 2007, 21%; em 2008, 37%; em 2009, 41%; e em 2010, 48%.

Segundo a coordenadora do CPV, Letícia Couto Bicalho, “o aluno que aproveita a oportunidade do cursinho faz uma escolha de vida, pois ele irá encontrar uma estrutura que o incentiva a revisar o Ensino Médio, aprender o que não aprendeu e a obter as habilidades necessárias ao seu desenvolvimento escolar”.

Letícia também ressalta que o aluno será preparado para fazer o ENEM, etapa equivalente à primeira fase do Vestibular da UFJF, e a prova de 2ª fase, com as disciplinas específicas de acordo com a escolha de curso.

“Os alunos aprovados em 2011 demonstraram que aproveitaram a oportunidade. Muitos deles obtiveram ótimas classificações como Ricardo Gonçalves da Silva, que obteve o primeiro lugar em Sistemas de Informação, e Alex Antunes Queiroz, segundo lugar em Administração”.

O CPV

O CPV é um Projeto de Treinamento Profissional da Pró-Reitoria de Graduação da UFJF que atende alunos oriundos de escolas públicas de Juiz de Fora e região. Acadêmicos dos cursos de Matemática, Física, Química, Letras, Geografia, História, Ciências Biológicas, Engenharia, Nutrição, Ciência da Computação e de Comunicação Social são os responsáveis pela composição do corpo docente, pelas atividades de informática, secretaria e projetos desenvolvidos junto aos alunos. A coordenação fica sob a responsabilidade da pedagoga do quadro da UFJF, Letícia Couto Bicalho.

Outras informações: (32) 3229-7605 (CPV) – após às 18h

http://www.ufjf.br/cursinho

Fonte: UFJF

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário