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Cresce EaD no Brasil

Varginha, 25 de janeiro de 2010 – O número de alunos de educação superior a distancia aumentou em 4500% em oito anos. É o que demonstra o Censo da Educação Superior de 2009 do Ministério de Educação -– MEC, divulgado no início deste mês.

Segundo a pesquisa, em 2001, pouco mais de 6.600 alunos do ensino superior assistiam às aulas na modalidade a distancia. Em 2009, esse registro ultrapassou 300 mil. Esse aumento significativo é observado em diversos países. A tendência é muito forte também na Europa e na América. Segundo Joana Beatriz Barros Pereira, reitora da UninCor, a Espanha é a mais avançada em ensino a distancia. Ela ressalta, contudo, que o Brasil também tornou-se referência mundial com a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo – USP.

O sucesso da educação a distancia (EAD) é facilmente justificado pelos especialistas. Além da comodidade e da facilidade de se estudar sem sair de casa, essa modalidade de ensino proporciona qualidade no aprendizado. “O aluno a distancia constrói conhecimento com maior autonomia já que a metodologia empregada requer o desenvolvimento de maior habilidade interpretativa e redacional além de outras competências”, explica Barros Pereira, que também é doutora em Educação.

De acordo com estudo elaborado pela ex-diretora do Departamento de Política de Educação a Distância do MEC, Carmem Moreira de Castro Neves, a principal diferença entre educação presencial e a distância está na construção do conhecimento. Na educação a distancia, de acordo com a especialista, o aluno desenvolve atitudes e hábitos relativos ao estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são adequados, sem a ajuda em tempo integral da aula de um professor, mas com a mediação a distancia de orientadores.

Há mais de 20 anos, UninCor trabalha com ensino a distância
Pouca gente sabe, mas, no interior de Minas Gerais, há uma das instituições pioneiras no Brasil na aplicação da educação a distancia. Com os estudos em final de semana implantados na década de 1990 – hoje identificado como semipresencial – a UninCor construiu uma experiência que possibilitou sua participação na coordenação de três polos do primeiro projeto da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, o premiado Projeto Veredas.

Com mais de 1.500 cursistas e 100 tutores, a UninCor atendeu ao Veredas em 64 municípios no Estado. A participação nesse grande projeto fez com que a UninCor desenvolvesse um “know-how” reconhecido pelo MEC desde 2004. Desde então, possui o Núcleo de Educação a Distância -– NEAD, que através da credibilidade e experiência acumuladas, passou a ser referência na área.

No Processo Seletivo da UninCor para vagas remanescentes -– aberto até 03 de fevereiro -– são oferecidos dois cursos a distancia: música e pedagogia. Para saber mais sobre o assunto, acesse: www.unincor.br.

Fonte: UninCor Online

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