Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conferência de Educação

Estão reunidos em Belo Horizonte, desde domingo (8/11) até a próxima quinta-feira (12/11), gestores, profissionais da educação, pais, estudantes, instituições e movimentos sociais, representando os 853 municípios mineiros na Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (Coeed-MG), uma das etapas da Conferência Nacional de Educação (Conae – 2010).

O evento está sob a coordenação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a União Nacional dos dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) e uma Comissão Organizadora formada por 23 entidades representativas e instituições.

O objetivo é estabelecer metas e prioridades da Educação em Minas Gerais, a serem apresentadas na “Conae 2010”. A Conferência Nacional é um espaço aberto para a participação social no desenvolvimento da educação nacional. Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, têm, em suas mãos, a oportunidade de interferir nos rumos da educação brasileira do próximo decênio (2011-2020).

A “Coeed-MG” vem sendo realizada desde abril, com 46 conferências intermunicipais micro e macro, trabalhando para discutir e formular o documento-referência com as propostas de Minas Gerais para a educação nacional.

Esse documento, associado aos 26 documentos representativos dos 5.562 municípios brasileiros, pretende identificar, em conjunto, a realidade educacional do País, refletindo no Plano Nacional de Educação. A Conae terá como tema “A construção de um sistema de educação articulado”, devendo ser elaborado com base nas diversidades dos estados, reconhecendo as peculiaridades regionais, e dialogando propostas.

A UFV aceitou o convite para coordenar o evento pela sua importância e pela possibilidade de interlocução direta com todas as instituições integrantes da tarefa em favor da qualificação da educação nacional.

Abertura

A solenidade de abertura da Conferência, realizada na noite de domingo (8/11), reuniu representantes das principais entidades de educação do Estado e do País.O pró-reitor de Extensão e Cultura, da Universidade Federal de Viçosa, professor Gumercindo Souza Lima, falou em nome da Instituição aos 1.200 participantes. Ele salientou o convite feito pelo MEC para que a Universidade fosse parceira na realização da Conferência Estadual e de sua importância como espaço legítimo de discussão da política educacional no Brasil no momento atual, de revisão dos princípios.

Também participaram da solenidade de abertura, o chefe do Departamento de Educação da UFV, professor Denilson Santos de Azevedo, integrante da coordenação da Coeed pela UFV; o coordenador da Conferência Nacional e secretário-executivo do Ministério da Educação, Francisco das Chagas; a diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Suely Duque Rodarte, a secretária municipal de Educação de Belo Horizonte; Macaé Maria Evaristo e os representantes de entidades educacionais que compõem a Comissão Organizadora da Conferência em Minas Gerais.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário