Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Como ler os livros indicados?

 

As universidades e faculdades pedem a leitura obrigatória de certos livros nos exames vestibulares. Isso ajuda, porque o vestibulando e professores de Literatura do Ensino Médio passam a ter uma diretriz.

A banca examinadora tem como praxe explorar a intertextualidade de textos: um literário, mais antigo, e outro moderno, como a letra de uma música ou notícia de jornal.

Quando a lista for indicada, o melhor caminho para o vestibulando é ler os livros e os estudos, chamados de resumos. Aquilo que o aluno não percebeu durante a leitura, o estudo esclarece.

Ler só o livro, sem nenhum esclarecimento do professor ou de um estudo, não é a condição ideal, mas é melhor do que apenas ler o estudo.

Ler só o estudo de algum professor sobre os livros indicados é uma situação precária, de última hora. Só melhor do que não ter lido nada.

Por isso, ler todos os livros indicados pelo professor, desde o Ensino Fundamental, é o melhor caminho. O estudante se prepara para tirar uma boa nota nos vestibulares desde a pré-escola. Quem vem se preparado há mais tempo, e bem, sai na frente.

A literatura faz parte da cultura geral de um profissional. E a tendência mais acentuada do mercado é exigir que o profissional tenha cultura geral e uma postura saudável diante da vida. Ser técnico, apenas, não basta.

Por: Professor Hélio Consolaro (site Por Trás das Letras)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário