Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Como funciona a UFJF

Os estudantes que fizeram o Enem e têm o interesse de cursar Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática, Química, Engenharia Computacional, cinco habilitações de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Turismo, Filosofia, Ciência da Religião ou Ciências Sociais podem tentar uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Todas estas especialidades são oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) através do curso de Ciências Exatas e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Juntos, eles oferecem 176 vagas no sistema do Governo Federal. Porém, os interessados precisam se apressar. O Sisu estará com inscrições abertas até esta quinta-feira, 20.

Na última atualização do Ministério da Educação (MEC) no sistema, a situação dos cursos era a seguinte:

Curso Turno Grau Qtd. Vagas ampla concorrebcia Qtd. inscrições Relação candidato/vaga Maior nota nota de corte
Ciências exatas Matutino Bacharelado

48

265

5.52

775.70

683.58
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Matutino Bacharelado

20

112

5.60

725.80 671.28
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Noturno Bacharelado

20

138

6.90

723..44 669.24

As notas das políticas afirmativas podem ser consultadas acessando o sistema.
Acesso realizado no dia 18 de janeiro de 2011, às 15h15

Metade das 176 vagas ofertadas vai para candidatos cotistas -– que estudaram, pelo menos, quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas. A outra metade (que aparece na tabela) é para ampla concorrência, ou seja, candidatos que não cursaram essa quantidade mínima de anos em colégio público.

Como funcionam os cursos
Antes de se candidatar, entenda como funcionam estes cursos na UFJF – a 18ª melhor universidade federal do país, segundo o Ministério da Educação.

Tanto o Bacharelado em Ciências Humanas quanto o curso de Ciências Exatas funcionam em dois ciclos. O aluno passa por um primeiro ciclo de formação mais abrangente, com disciplinas de áreas diversas de interesse, tendo mais liberdade para montar sua grade curricular. Ao final deste período, que pode durar de dois anos e meio a três anos, o estudante recebe diploma de curso superior e o título de bacharel em Ciências Humanas ou Ciências Exatas.

Se quiser continuar seus estudos, ele pode se especializar em uma segunda formação, sem precisar fazer novo vestibular. Cada curso define o método de seleção para entrar no segundo ciclo. Em alguns casos, também é possível se licenciar, estando o aluno apto também a dar aulas quando terminar o curso.

O curso de Ciências Exatas tem 96 vagas disponibilizadas pelo Sisu. Se aprovado, o estudante cursa o primeiro ciclo e depois, se desejar, pode se candidatar a qualquer curso ou a vários, quantas vezes quiser, respeitando o regimento acadêmico. O critério adotado para o estudante entrar nesse segundo ciclo será o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) nas disciplinas obrigatórias de formação básica durante os três primeiros períodos. Veja aqui as opções detalhadas.

Já o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas possui 80 oportunidades no Sisu, divididas em partes iguais para os turnos diurno e noturno. A formação geral possibilitada pelo curso fornece uma base reflexiva sobre o tempo, o espaço, a cultura, as artes e a prática científica, estruturando um saber integrado que auxilia na formação intelectual dos estudantes.

Ao final deste primeiro ciclo, o aluno pode seguir optando por Turismo, Filosofia, Ciências Humanas ou Ciência da Religião. O estudante deverá declarar preferência por uma destas áreas ao final do quarto semestre do bacharelado. Os alunos são agrupados de acordo com seu desempenho ao longo do curso. Saiba mais.

Após o período de término das inscrições no Sisu, no dia 20, haverá uma primeira chamada, disponível para consulta dos candidatos, na próxima segunda-feira, dia 24. Os selecionados poderão efetuar a matrícula na UFJF nos dias 27, 28 e 31 de janeiro, das 10h às 12h. Em seguida, outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

Outras informações: 0800-616161 (Central de Atendimento do Ministério da Educação) / 32 2102-3978 / 3911 (Central de Atendimento da UFJF)
http://sisu.mec.gov.br/.

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário