Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Como estudar para provas

Os candidatos, que disputam vagas para ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começam a fazer as provas neste domingo, dia 12, até terça-feira, dia 14, do Pism I e II. Já dos dias 19 a 21, os exames aplicados são para o Pism III; e nos dias 20 e 21, acontece a segunda fase do Vestibular. Estresse, ansiedade e nervosismo costumam acompanhar os estudantes que se submetem a algum tipo de processo de seleção. Para manter a calma e realizar uma boa prova, os participantes devem se ater a alguns cuidados nestes dias que antecedem e também na hora da prova.

“Hidratação é essencial, principalmente, nestes dias em que faz muito calor”, afirma a nutricionista e professora do Departamento de Nutrição, Aline Silva de Aguiar Nemer. Segundo ela, no dia da prova, é bom evitar carboidratos, massas ou alimentos muito pesados, porque atrapalham na digestão. “É importante, já que a prova é à tarde, que o candidato tenha cuidado com o almoço para evitar a sonolência”. A nutricionista ainda dá dicas do que levar para consumir na hora da prova: “Lanches pequenos, como barra de cereal; bastante água e frutas como maçã, por exemplo, porque tem fibras que ajudam na digestão”.

A pedagoga e coordenadora do Curso Pré-vestibular Popular da UFJF, Letícia Couto Bicalho, explica que, nestes dias que antecedem a prova, o aluno deve intensificar os estudos, identificando possíveis pontos de dúvidas, procurando os professores para esclarecer assuntos que não tenham entendido muito bem e refazer alguns exercícios. Porém, na véspera do vestibular, é momento de relaxar. “Quem estudou, estudou, é hora de concentrar e se preparar fisicamente e emocionalmente para a prova.” Letícia ressalta que, para o aluno se sentir seguro na hora da prova, deve ter cumprido seu papel, tendo estudado durante o ano e frequentado às aulas. Além disso, ter autocontrole pode ajudar a melhorar a ansiedade. Vale ainda lembrar que festas e noitadas não se justificam neste momento, lembra a educadora. “Embora os alunos precisem dar uma respirada e relaxar, essas atitudes fazem com que o rendimento caia e pode vir a prejudicá-los.

O coordenador do curso de Psicologia da UFJF, Ricardo Kamizaki, comenta que, se o candidato realmente estudou, a melhor coisa para relaxar é fazer atividades de lazer e coisas prazerosas, como namorar, ir ao cinema. De acordo com ele, isto ajuda a ficar menos ansioso. Também aconselha que caso ocorra algum branco ou nervosismo, durante a prova, o candidato deverá contar até dez ou, até mesmo, sair da sala, ir até o banheiro e lavar o rosto. O psicólogo alerta para os cuidados com o horário: sair para fazer a prova com antecedência, evitando engarrafamento e correria. Além de conhecer o local antes da data da prova, para diminuir o estresse e ajudar a manter a calma.

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3989/ 3978 (Central de Atendimento)

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário