Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Começaram as inscrições na UFMG

 

Faça a sua inscrição por aqui!

 

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2011 da UFMG, no período de 16 de agosto a 10 de setembro, exclusivamente pelo site. Apenas os candidatos que tiverem o número de inscrição no Enem poderão fazer o concurso.

Como definido pelo Conselho Universitário em maio, a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular para ingresso em 2011. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro e as provas da segunda etapa do Vestibular UFMG serão realizadas em Belo Horizonte e Montes Claros, de 23 a 29 de janeiro de 2011. Veja todas as datas da UFMG 2011, na Agenda.

Novidades

O Vestibular UFMG 2011 oferecerá 6.610 vagas em 75 cursos. As provas específicas da segunda etapa serão realizadas em janeiro de 2011 ( 23 a 29/01), em Belo Horizonte e em Montes Claros e terão novidades. Serão duas provas diferentes de matemática, que segundo a pró-reitora de Graduação, professora Antônia Aranha, terão nível de “profundidade” diferenciado de acordo com o curso. A prova de matemática A será para o curso de Gestão Pública (curso oferecido em BH) e Administração (curso oferecido em Montes Claros).

A prova de matemática B será aplicada para os demais cursos que têm esta disciplina na segunda etapa: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Geologia, Química, Química Tecnológica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Matemática, Matemática Computacional, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação, todos em BH. Os candidatos ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Montes Claros, também fazem a prova de matemática B.

A leitura dos livros indicados anteriormente para o vestibular continua valendo para candidatos aos cursos de Letras, Comunicação Social, Teatro e Dança. A pró-reitora lembra, como já havia sido divulgado, que não haverá redação na segunda etapa, pois será utilizada a nota da redação do Enem.

O comprovante definitivo de inscrição, que contém a indicação do local de realização das provas da segunda etapa de cada candidato, será disponibilizado, exclusivamente pela internet , a partir do dia 17 de janeiro de 2011. Esse comprovante deve ser impresso e apresentado no local de realização das provas.

Educação a distância

Os candidatos aos cursos de Educação a Distância também deverão se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010, que valerá como etapa única de seleção, e também na UFMG no período de 11 a 25 de outubro. A taxa é R$ 10,00.

Serão ofertados cursos de bacharelado em Geografia, licenciatura em Matemática, Pedagogia, licenciatura em Química, que exigirão encontros presenciais em onze cidades polo – Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni. Essa modalidade é realizada por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Cada polo oferecerá um ou dois cursos diferentes, não necessariamente todo esse conjunto de cursos”, explica a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha, ao lembrar que o edital também define que 50% das vagas oferecidas para licenciatura em Matemática, Pedagogia e licenciatura em Química serão destinadas para professores em exercício na rede pública.

Ainda segundo o edital, “o Certificado de Conclusão de um curso de EAD oferecido pela UFMG é válido em todo o território nacional e os alunos dessa modalidade são estudantes regularmente matriculados nessa universidade e, por isso, gozam dos mesmos direitos e deveres atribuídos aos alunos dos seus cursos presenciais

Educação do Campo e Indígena

Na Licenciatura em Educação do Campo a seleção será feita exclusivamente através do Enem e os candidatos devem se escrever também na UFMG, no período de 27 de setembro a 8 de outubro pelo site. A taxa de inscrição é de R$ 15,00.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio, na Área de Ciências Sociais e Humanidades, em escolas que atendem às populações do campo. O candidato deve comprovar, através de documentação descrita no item II.9 do edital, vínculo com o espaço sócio-territorial do campo.

As inscrições para o vestibular do Curso de Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas também deverão ser feitas no período de 27 de setembro a 8 de outubro. Os candidatos não precisam fazer as provas do Enem e devem atentar para documentação específica, no item II.9 do edital. As provas específicas abertas serão realizadas no dia 21 de novembro de 2010, às 14 horas.

O comprovante definitivo de inscrição, com a indicação do local de realização das provas será disponibilizado, exclusivamente pela internet, na página da Copeve, no dia 12 de novembro de 2010. O candidato deverá imprimir esse comprovante e apresenta-lo no local de realização das prova.

Para qualquer outro esclarecimento, os telefones da Copeve são: (31) 3409-4408 / 3409-4409.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário