Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Combate de robôs

A equipe Trincabotz CEFET-MG sagrou-se campeã brasileira de combate de robôs na “Robocore Winter Challenge 2010”, realizada em Campos do Jordão/SP, nos dias 4, 5 e 6 de setembro. A competição reuniu representantes de diversas universidades brasileiras, além de equipes particulares, que contam com engenheiros profissionais.

As disputas entre robôs têm crescido no Brasil e no mundo. A modalidade principal envolve combates entre robôs divididos por categorias de peso, em que o objetivo é paralisar ou danificar o oponente em rounds de 3 minutos. Há ainda outras modalidades, que incluem o sumô e o hockey entre robôs, entre outros.

A Equipe Trincabotz conquistou o título de campeã com o robô “Trem”, na categoria hobbyweight, que envolve combates entre robôs de até 5,5 kg. As dificuldades enfrentadas pela equipe não foram poucas, segundo os participantes. Na véspera da competição, parte da eletrônica queimou-se em um dos testes, e o reparo exigiu um grande empenho de seus integrantes.

O esforço foi finalmente recompensado com o título, que veio com a vitória sobre o robô “Lobo do Kaes”, da PUC-PR, após superar outros cinco adversários. Além do título brasileiro na categoria hobbyweight, a Trincabotz Cefet-MG conquistou, ainda, o 3º lugar na disputa entre robôs de sumô rádio-controlados, com o robô “Zumbi”.

Os projetos dos robôs campeões envolveram alunos das engenharias Elétrica e Mecânica e do curso técnico em Mecatrônica, sob orientação do Prof. Yukio Shigaki, Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica. A equipe Trincabotz está ligada ao NEAC (Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições) e conta com todo o apoio logístico do Cefet-MG, nos custos e em relação a laboratórios e orientação.

Conheça mais sobre a competição, acessando o site do evento:Robocore Winter Challenge 2010.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário