Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Centro de Inovação

 

Nesta quarta-feira (20/05, às 10h), na sala de multimeios da unidade São Gabriel da PUC Minas, será lançado o Centro de Inovação Microsoft – Microsoft Inovation Center (MIC), fruto de parceria entre a PUC Minas, a empresa de Bill Gates e a empresa da área tecnologia da Informação BHS. O Centro de Inovação Microsoft em BH é o primeiro em Minas Gerais. A criação do Centro acontece em um momento de aquecimento do mercado de Tecnologia da Informação em Minas Gerais.

A unidade São Gabriel da PUC Minas nasceu com a vocação de inovar numa região que há 10 anos pouco investimentos eram feitos na área. Hoje, com a linha verde pronta e novos empreendimentos nascendo, só faltava na regional Nordeste de Belo Horizonte um centro propulsor de tecnologia e pesquisa.

Os Centros de Inovação Microsoft visam aproximar empresas públicas e privadas, universidades, governos e associações para que seja possível acelerar o uso de novas tecnologias no País, promover um ambiente favorável à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento tecnológico.

O convênio foi assinado em outubro do ano passado e, desde fevereiro deste ano, professores e bolsistas do Instituto de Informática da PUC Minas, a maioria do programa de Mestrado em Informática, e outros de iniciação científica têm trabalho em atividades diversas do Centro, tais como treinamento para empresas, capacitação tecnológica e pesquisa científica (busca e recuperação da informação, mineração de dados, sistemas de informações geográficas, processamento digital de imagens, sistemas de apoio à decisão, entre outros).

Segundo o coordenador do Centro de Inovação Microsoft da PUC Minas, professor Sandro Jerônimo de Almeida, empresas que tiverem interesse nos serviços do Centro poderão se beneficiar através de programas de capacitação, provas de conceitos (estudo de viabilidade de novas tecnologias), e soluções tecnológicas. Além disso, está previsto um programa de apoio às empresas iniciantes na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no qual serão oferecidos treinamentos para capacitação profissional e apoio nas áreas de gestão e tecnologia.

O Centro tem um moderno laboratório de pesquisa, uma sala de treinamento e salas para coordenação e reuniões. Ao todo, são 28 computadores à disposição de alunos, professores e profissionais das empresas da região.

O Centro de Inovação, na Universidade, alia desenvolvimento de tecnologia à pesquisa científica por meio de financiamento de bolsas de iniciação científica e de mestrado. Poderão participar das atividades do Centro alunos de cursos de graduação da área de informática e áreas afins, além do Mestrado em Informática, oferecido pela PUC Minas na unidade São Gabriel.

Mais informações: (31) 3439-5249 / 5250.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário