Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Centro Comunitário

Nesta semana (14/09) foi assinado o contrato de construção do Centro Comunitário no bairro São Dimas, localizado nas proximidades do Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O bairro é marcado por problemas sociais e ambientais que afetam a vida de seus moradores. A incidência das voçorocas, grandes crateras no solo que contribuem para o entupimento de redes de esgoto e obstrução de rios, incluiu a comunidade no “Projeto Maria de Barro”, que realizou a revitalização de um terreno do local, pertencente à UFSJ. Com a recuperação desse espaço, surgiu a ideia de construir um Centro de Convivência, no qual os moradores do bairro pudessem usufruir com atividades socioeducativas e culturais.

O Centro vai contar com um salão de eventos e uma quadra de esportes, atendendo a um antigo apelo dos moradores. “O convênio está dentro do espírito da Universidade, de se aproximar da comunidade São Dimas e agir na busca de melhorias das condições de vida social dos moradores desse bairro”, afirmou o reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis.

O espaço, além de ser utilizado para práticas esportivas, também acolherá moradores que aprenderão artesanato e terão aulas de reforço escolar, numa parceria com a UFSJ. “As crianças da comunidade serão atendidas e poderão ter aulas particulares gratuitas, já que a grande maioria não tem condições de pagar professores de reforço e correm o risco de perder o ano” afirmou o presidente da Associação de Moradores do bairro São Dimas, Miguel Veríssimo Silva, aposentado e morador da comunidade há 32 anos.

A construtora AHG foi a vencedora da licitação para a construção. O responsável pela construtora, engenheiro Gustavo César Campos Vale, recebeu do reitor Helvécio o pedido de rapidez para o início das obras. Através do recurso disponibilizado, a construção, orçada em R$ 303.628,34, tem previsão para conclusão em 120 dias.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário