Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

CEFET-MG

Em 2009, os alunos do Cefet-MG destacaram-se em diversas competições e concursos nacionais e internacionais, como a “I Olimpíada Nacional de História do Brasil”, a “5ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)” e o “Programa Jovens Embaixadores 2010”, organizado pela Embaixada dos Estados Unidos.

Na Olimpíada de História, promovida pela Unicamp, duas equipes do Cefet-MG que participaram da última etapa. A “Cavalo Branco de Napoleão”, composta por alunos da Unidade de Varginha, foi vice-campeã e a “Vera Cruz”, com alunos do campus I, em Belo Horizonte, recebeu menção honrosa.

Renan Jéferson do Nascimento, Denys Luis Ferreira e Matheus Henrique Mendes Jardim, do curso de Mecatrônica em Varginha, e Gabriel Teles Noronha, Isabela Cristina Rosa e Poliana Stephanie Gomes de Sousa, do curso de Meio Ambiente em Belo Horizonte, competiram com outras 338 equipes. O primeiro grupo foi orientado pelo professsor.Hércules Alves e a segunda, pela professora Laura Nogueira Oliveira.

Matemática

Alunos de sete campi do Cefet-MG participaram da “5ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)”. Desses, um conquistou medalha de ouro, 17 faturaram medalhas de prata e 14 ganharam medalhas de bronze.

Este é o terceiro ano que o ganhador da medalha de ouro, o aluno do Campus I Jonhy Kenned Gomes Ferreira participa da OBMEP. Na primeira vez, ele faturou medalha de bronze e no segundo ano prata. De acordo com o aluno, a competição ajuda a comparar conhecimentos. “Eu sempre gostei de matemática, e foi uma questão de satisfação saber até onde meus conhecimentos da matéria poderiam me levar. Além disso, a Olimpíada é em nível nacional, com isso eu pude comparar meus conhecimentos com os de estudantes de outros estados”.

Outro aluno da instituição que se destacou na OBMEP foi Marcelo Augusto Sousa Arcanjo. Depois de faturar medalha de bronze na Olimpíada Mineira de Matemática, ganhou prata na 5º Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. 

Estados Unidos

Aluna do 3º ano de Edificações do Cefet-MG, Raíssa Salvador Costa Machado será uma dos 35 estudantes de escolas públicas brasileiras que representarão o Brasil no Jovens Embaixadores 2010. O Programa é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com os setores público e privado em ambos os países.

Para conseguir uma vaga entre os agraciados, que ganham uma viagem de três semanas aos Estados Unidos com todas as despesas pagas, os estudantes passaram por provas escrita e oral de inglês e foram avaliados quanto à liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica. Raíssa Machado observou que a sua participação em trabalhos voluntários como a “Operação Brasil”, projeto do Cefet-MG, foram preponderantes na sua seleção.

A estudante acredita que esse intercâmbio mudará sua vida em vários aspectos, entre eles o cultural. “Não os conheço bem e eles não nos conhecem, temos apenas impressões que nem sempre são verdadeiras. Espero que essa viagem me faça mudar alguns conceitos e eu possa mostrar o verdadeiro Brasil”, disse.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário