Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

CEFET-MG gabritos 2011

Gabaritos já estão disponíveis
Realizado na manhã deste domingo, 12 de dezembro, o processo seletivo do 1º semestre de 2011 para o ensino técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) reuniu 15.941 candidatos. Dos 17.639 inscritos, 9,6% não fizeram a prova, índice considerado baixo pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da instituição.

“O processo seletivo transcorreu com tranquilidade. Em Belo Horizonte, as provas foram aplicadas na PUC-MG, Uni-BH e no Campus I do CEFET-MG. No interior, os locais foram os próprios campi da instituição, além de outras nove escolas”, informou a coordenadora da Copeve, Profa. Míriam Stassun.

Das 9h às 12h, os candidatos responderam a questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Física, Química e Biologia) e Estudos Sociais (Geografia e História). Para Henrique Valente, de 16 anos, que tenta uma vaga para o curso de Eletrotécnica, modalidade “concomitância externa”, a prova estava difícil, principalmente as questões de Química. “Como não tive contato com essa matéria na escola onde estudo, ficou mais complicado ainda”, revelou.

Já Maria das Graças, de 23 anos, candidata ao curso de Eletrotécnica, modalidade “subsequente”, achou a prova “tranquila”, mas queria ter se preparado melhor. “Esqueci muita coisa, mas a prova é muito clara. Acho que fui bem em Português, estava fácil”, afirmou.

Magna Direito, de 17 anos, que concorre a uma vaga para o curso de Eletrônica, modalidade “concomitância externa”, deixou o Campus I com um sorriso de satisfação no rosto. “Fui bem. Acho que fechei a prova de História. Português estava mais difícil. Estou confiante em Matemática porque fiz as provas de vestibulares anteriores e estava indo bem nessa matéria. Já Biologia, fiquei feliz porque estudei “tecidos” e caíram três questões sobre esse assunto”, detalhou.

Vagas e cursos
O CEFET-MG oferta nesta edição de seu processo seletivo 2.682 vagas, distribuídas entre seus campi de Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno, Curvelo e a unidade conveniada em Itabirito (CET-CEFET-Itabirito), mantida em parceria com a prefeitura do município.

A instituição possui, atualmente, 18 cursos técnicos como Meio Ambiente, Eletrotécnica, Edificações, Mecânica, Mecatrônica, Informática, Química, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Mineração, Metalurgia, Estradas, Transporte e Trânsito, entre outros. Quase todos oferecidos em três modalidades, o que resultará em 44 novas turmas no primeiro semestre de 2011.

As modalidades são: “educação profissional técnica integrada de nível médio”, para estudantes que concluíram o ensino fundamental; ?subsequente?, para aqueles que se formaram no ensino médio e desejam fazer um curso técnico; e “educação profissional técnica de nível médio com concomitância externa”, direcionada a estudantes que estão matriculados na 2ª ou 3ª série do ensino médio em outra escola e que querem cursar somente o ensino técnico no CEFET-MG.

A instituição mantém também a “educação profissional técnica integrada de nível médio para jovens e adultos ” EJA” para candidatos que concluíram o ensino fundamental e tenham idade mínima de 18 anos completos ou a completar até o dia da matrícula.

Candidatos por vaga
O curso mais concorrido foi o de Meio Ambiente, com 26,25 candidatos por vaga, acompanhado de perto pelo curso de Química, com 25,14. Informática aparece em terceiro lugar, com 23,5. Os três funcionam no Campus I, em Belo Horizonte, e são ofertados na modalidade “ensino técnico integrado de nível médio”, que reuniu o maior número de inscritos, 13.837 no total. A lista completa de candidatos por vaga pode ser consultada no endereço eletrônico www.copeve.cefetmg.br.

Gabarito e resultados
As questões e os gabaritos das provas já estão disponíveis. A classificação dos candidatos será publicada, neste mesmo site, até o dia 20 e o resultado final está previsto para o dia 22 de dezembro.

Matrículas
Os candidatos aprovados na primeira chamada deverão efetuar as matrículas no período de 24 a 28 de janeiro de 2011, conforme local e escala definidos no edital, que está disponível no www.copeve.cefetmg.br
. Nele também é possível encontrar a lista dos documentos que devem ser apresentados.

No dia 31 de janeiro, será publicada a segunda chamada e, no dia 2 de fevereiro, acontecerá a matrícula dos convocados. As demais chamadas serão feitas nas Seções de Registro Escolares de cada campus do CEFET-MG, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Neste último caso, a Copeve entrará em contato com os candidatos por telefone ou por telegrama e confirmará o período das matrículas.

Fonte: COPEVE CEFET-MG Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário