Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Candidatos convocados

Candidatos que se inscreveram em vagas ociosas de 14 cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão sendo convocados para participarem de processo de seleção e fazerem matrícula. A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) está enviando ofício para o endereço informado pelos candidatos, durante a inscrição nas vagas, encerrada em novembro de 2010. A convocação é feita em etapas conforme a prioridade dos tipos de inscrição.

Os inscritos enquadram-se em cinco casos e são chamados nesta ordem: excedentes do Vestibular e do Pism III, cujas provas foram aplicadas em 2009 e que se inscreveram nas vagas ociosas; interessados em mudar de curso da própria UFJF; retomar a graduação trancada por mais de dois anos e há menos de quatro anos; conseguir transferência para a Universidade; e profissionais graduados que querem fazer outro curso na federal.

Até esta segunda-feira, dia 7, 18 candidatos já foram matriculados, sendo 17 oriundos do Vestibular e uma que obteve transferência. Eles iniciam as aulas no dia 14 de março. Ao todo, foram disponibilizadas 380 vagas. Metade delas é destinada aos candidatos excedentes. O restante é ofertado para os outros inscritos. Se não houver candidato que fez Vestibular ou Pism, todas as oportunidades são direcionadas aos demais concorrentes, como foi o caso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Bacharelado em Música e o curso Ciências Exatas. As 15 vagas ociosas das habilitações em Violão, Violino e Flauta não receberam inscrições. (Veja situação das vagas em anexo)

Seleção
Os candidatos excedentes do Vestibular e do Pism III que se candidataram às vagas ociosas são chamados conforme a colocação nesses dois concursos. Os demais participam de processo organizado pela coordenação de cada curso.

A Cdara envia também um comunicado por ofício aos candidatos que não foram selecionados na modalidade em que se inscreveram. Até que termine a análise de cada faixa de prioridade, o inscrito deve aguardar a correspondência enviada pelo setor. A expectativa é que a convocação e a matrícula terminem em março.

Aprovação ainda que tardia
Candidatos convocados contam que estão comemorando a notícia da aprovação mesmo quase um ano após a divulgação do resultado do Vestibular que fizeram. O intervalo de tempo ocorre porque o edital de vagas ociosas só é lançado após terminar o prazo para a chamada de excedentes do Vestibular e do Pism III por meio dos editais de reclassificação lançados ao longo do ano. Em 2010, foram 14. Todo ano há vagas ociosas, devido à desistência de curso, entrega de documentação errada e outros motivos. O edital é publicado no portal da UFJF (
www.ufjf.br).

Laura Nicolato Cordeiro era a 23ª da lista de excedentes do grupo C (de não optantes por cotas ou que não têm o perfil para solicitá-las) e não esperava ser chamada para o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. Iniciou novo curso pré-vestibular em 2010 mas, quando soube da aprovação, desistiu dele. “Nem acreditei quando me avisaram.” A estudante Renata Stersi Damasceno estava fazendo o curso de Enfermagem em uma faculdade particular de Juiz de Fora. Na edição passada do Vestibular, ficou 16 posições abaixo dos 28 aprovados no grupo C. Ela faria o exame novamente e conta que ficou emocionada quando recebeu a novidade da aprovação.

Gabriel Zambon Diniz, de São José do Vale do Rio Preto (RJ), diz que, quando soube da convocação, já tinha se inscrito no Vestibular da UFJF e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi a primeira fase do concurso local. Ele decidiu prosseguir com os testes, pois havia se preparado. Foi aprovado para a segunda fase da UFJF e fez essa etapa. “Foi um alívio, fiz a prova com mais tranquilidade porque estava com a vaga garantida.” Ao responder as questões, ele já era aluno de Comunicação Social noturno.

Outras informações: (32) 2102-3978/ 3911 (Central de Atendimento) (32) 2102-3732 (Cdara).

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário