Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Candidatos 1º dia de provas

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou para os 11.916 candidatos que realizaram provas neste domingo. O trânsito ficou intenso nos principais locais de aplicação de prova e alguns candidatos sofreram com a falta de energia elétrica registrada em vários pontos da cidade.

“Este dia foi ímpar na história do Pism e Vestibular. Nunca havíamos tido um apagão destas proporções, porém, a sorte nos favoreceu por ser horário de verão. E, por isso, na maioria absoluta das salas, os candidatos tiveram condições de fazer a prova. Me surpreende a vontade dos jovens em construir seus destinos mesmo quando a situação lhes parece difícil”, declarou o
diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra.

O Campus da UFJF e as escolas estaduais Antônio Carlos e São Pedro foram atingidos pela interrupção de energia após a chuva no meio da tarde. Como a iluminação natural ainda era suficiente, os candidatos puderam continuar resolvendo as questões. Apesar disso, foi concedido mais 30 minutos para o término da prova, para que ninguém fosse prejudicado.

No Instituto Vianna Junior a situação foi mais grave, pois algumas salas ficaram bastante escuras e os estudantes ficaram impossibilitados de continuar. A interrupção durou das 16h30 às 18h10 e, por isso, os candidatos destas salas sem iluminação tiveram até às 20h para concluir as questões.

Dados do primeiro dia
Os estudantes fizeram provas objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Matemática, Biologia, Física, Geografia, História, Química. Foram registrados, no total, 1.990 ausentes, sendo 1.620 (17,79%) no módulo I e 370 (7,7%) no módulo II. Os candidatos nesta situação estão automaticamente excluídos do processo. Se quiserem, podem fazer as provas nesta segunda e
terça-feira a título de experiência apenas.

Vinte candidatos tiveram assegurados atendimento especial e realizaram prova na Faculdade de Educação com as devidas adaptações. Houve dois atendimentos médicos a funcionários da UFJF e três a candidatos. Nenhum deles grave. No meio da tarde, um acidente envolvendo uma motocicleta aconteceu perto da rotatória, próxima à Faculdade de Comunicação, sendo o
envolvido socorrido pela ambulância.

Até o momento de fechamento desta edição, a Copese não havia registrado ocorrências de apreensão de celulares ou outros aparelhos eletrônicos. No entanto, só com a conferência das atas será possível verificar com certeza se houve incidentes do tipo.

Candidatos não tiveram grandes dificuldades A estudante Luyza Paiva, 15 anos, da cidade de Varginha, que realizou os exames do Pism I, afirmou que não teve muitas dificuldades na prova. Considerou o nível médio e que seu desempenho poderia ter sido melhor se tivesse estudado um pouco mais. Ainda em dúvida quanto à carreira que pretende seguir diz que talvez curse Turismo.

Já Andreza Cerqueira, 15 anos, também de Varginha, que pretende cursar Arquitetura, considerou a prova fácil, “mesmo não tendo me preparado como deveria”. Da cidade de Manhuaçu, Pedro Garcia, 15 anos, disse que a prova foi bem elaborada.

Também Luisa Graize, 15 anos, de Carangola, não sentiu grandes dificuldades nas resoluções das questões. “Me preparei pouco, mas acho que posso ter um bom desempenho. A minha vontade é cursar Faculdade de Administração.”

Gabaritos
Com a prorrogação do tempo de prova, os gabaritos de hoje serão divulgados às 21h no site
www.vestibular.ufjf.br/antenado.

Recursos
De acordo com o edital, os recursos em relação às questões objetivas das provas dos módulos I e II deverão ser protocolados junto à Central de Atendimento (CAT), no prédio da Reitoria, no campus, num prazo de até 24 horas após a liberação do gabarito. Portanto, esses candidatos terão das 9h às 21h desta segunda-feira, dia 13, para efetuar o procedimento. O pedido pode ser feito pelo próprio candidato, seu representante ou escolas.

Provas discursivas
Nesta segunda-feira, os estudantes começam a etapa de provas discursivas. Eles responderão a questões abertas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Geografia. Já na terça-feira, dia 14, as provas serão de Literatura, Física, Biologia e História.

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário