Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Calouro Indígena

Começa, nesta segunda-feira (5/04, às 8h) a Semana do Calouro Indígena na UFMG, que recepcionará os estudantes aprovados no primeiro vestibular da universidade para indígenas, realizado em março deste ano. Foram oferecidas 12 vagas para os cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas e Ciências Sociais, no campus Pampulha, e Agronomia, em Montes Claros. Dos 10 indígenas que estudarão em Belo Horizonte, 8 são de Minas Gerais, um é da Bahia e um do Espírito Santo, das etnias xakriabá, pataxó, tupiniquim, tuxá e krenak.

Nivelamento

Durante o primeiro semestre de 2010 os novos alunos vão participar de um curso de preparação e nivelamento ministrado pelo Colégio Técnico (Coltec). As aulas terão foco nas disciplinas básicas da área de graduação e na apresentação da estrutura da Universidade.

Os estudantes indígenas também terão auxílio financeiro e moradia, oferecidos através de parcerias com a Funai e outros órgãos governamentais.

Os seis cursos foram escolhidos depois de avaliação da comissão responsável pela seleção – liderada pela professora da Faculdade de Educação, Ana Maria Gomes –, em conjunto com os comitês indígenas de Minas Gerais e estudantes indígenas que estão cursando a formação de professores na UFMG.

Para garantir os recursos necessários para bolsas e outras despesas dos cursos, a UFMG assinou convênio com a Funai e com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação. A UFMG também criou uma Comissão de Acesso e Permanência Indígena, em parceria com a Funai, e cada um dos indígenas terá um professor tutor e acompanhamento com antropólogos.
Após o término do curso, eles atuarão em suas comunidades, compromisso assumido no ato da inscrição na UFMG através de uma carta assinada. Os indígenas que estudarão em Montes Claros ficarão na Moradia Universitária e em Belo Horizonte o aluguel será coberto com recursos da Secad.

(Agência de Notícias das UFMG)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário