Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Bioengenharia

Foi aprovado pela Capes, na ata de sua 113ª reunião, a implantação dos cursos de mestrado e doutorado em Bioengenharia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Entre as 35 propostas aprovadas, apenas 10 obtiveram conceito 4, entre elas, a UFSJ.

Reitoria e Departamento de Engenharia de Biossistemas realizam, nesta terça-feira (24/11, às 16)h, coletiva de imprensa no Centro Cultural, para outras informações relativas à criação da nova Pós-Graduação na UFSJ, consolidando-a como instituição de pesquisa e produção de conhecimento.

Para o professor Antônio-Carlos Guimarães de Almeida, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (Depeb) e coordenador da pós-graduação em Bioengenharia, a proposta é inovadora por congregar profissionais de várias áreas das Engenharias e das Ciências Biológicas, com experiência em orientação de pesquisas inter e multidisciplinares. “A parceria com os pesquisadores do Núcleo de Biologia Aplicada da Embrapa Milho e Sorgo potencializou notável integração entre maturidade científica, experiência docente e perfil tecnológico para a produção de patentes”, destaca.

Seguindo tendência mundial, o programa da UFSJ tratará a Bioengenharia como uma nova área que conjuga ciências básica e aplicada, objetivando, principalmente, o desenvolvimento de tecnologias biológicas.

O doutorado terá por foco a formação de recursos humanos capacitados à produção de conhecimento inovador, voltado para a evolução tecnológica aplicada. O mestrado pretende formar cientistas multidisciplinares, para o ensino e pesquisa na Academia e em empresas de base biotecnológica.

Dessa forma, explica Antônio-Carlos, ambos os cursos se estruturam numa única área de concentração, desdobrada em três linhas de pesquisa: Bioengenharia Neuronal, Bioengenharia Ecossistêmica e Bioengenharia Celular e Tecidual.

Com início previsto para o primeiro semestre de 2010, serão 8 vagas para o doutorado (ingresso semestral), e 12 para o mestrado (ingresso trimestral). Haverá oferta simultânea de disciplinas em São João del-Rei, no Campus Tancredo Neves, e no Campus Sete Lagoas. A interligação das turmas será por vídeo-conferência, a partir de equipamentos recentemente adquiridos com essa finalidade pelo Depeb, através de edital do CT-Infra.

Para a manutenção das linhas de pesquisa integradas, e prevendo uma atuação acadêmica mais ampla, o Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia, dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSJ, abriu as portas do Programa Institucional de Bioengenharia, o qual abriga três novos cursos de graduação: Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Zootecnia.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário