Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Atendimento no presídio

Como parte das atividades práticas do curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), cerca de 25 alunos do 8º período participam de uma visita ao Presídio Regional de Coronel Fabriciano, nesta sexta-feira (28/8, de 8h às 12h). A atividade faz parte das disciplinas Direito Penal, Processo Penal e Prática Jurídica.

Durante a ação, serão feitas entrevistas e o recadastramento dos detentos em regime fechado, com a proposta de constatar e verificar direitos ou benefícios como progressão de regime de penas, livramento condicional, saída temporária, unificação de penas, tratamento de saúde, entre outras questões.

De acordo com o professor Fernando Celso Guastini, da disciplina Direito Penal, a atividade vem sendo realizada desde o primeiro semestre deste ano, e conta com o apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas do Unileste e da Primeira Vara Criminal da Comarca de Coronel Fabriciano. “Acreditamos que a ação agrega conhecimentos aos alunos e possibilita aprendizagens que, muitas vezes, só são adquiridas com a prática profissional”, aponta.

Ainda segundo Fernando Celso, a expectativa é que cerca de 80 recuperandos recebam atendimento. “Esta iniciativa permite que os estudantes analisem a execução individualizada de cada detento, pleiteando, desta forma, seus direitos na Justiça de Coronel Fabriciano”, explica o professor.

Presídio

O Presídio Regional de Coronel Fabriciano tem capacidade para abrigar 194 detentos. Sua carceragem possui duas alas masculinas, com capacidade para 162 pessoas. A ala feminina possui duas celas, com capacidade para abrigar 24 indivíduos. Além disso, o prédio possui uma área externa com alojamento para detentos que possuem autorização judicial para realizar trabalhos externos ou que estejam presos em decorrência de não pagamento de pensão alimentícia.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário