Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Atenção à Saúde

 

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) sedia, nos dias 22 e 23 de abril (às 8h), no auditório Leão de Faria, as discussões sobre o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (PD-APS). Trata-se da estratégia de implantação do projeto “Saúde em Casa”, também conhecido como “Saúde da Família”, do governo do estado.

Seu principal objetivo é reduzir as internações por condições sensíveis à atenção ambulatorial, que hoje são de 33%, para 28% em 2010 e entre 16% e 21% no ano de 2023, de acordo com os cenários mais favoráveis e mais desfavoráveis do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

O projeto é coordenado pela professora Simone Albino da Silva, com a assessoria da professora Dra. Clícia V. C. Gradim, ambas do Departamento de Enfermagem da Unifal-MG, contando ainda, com a participação de outros 28 docentes dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Nutrição.

A operacionalização do Saúde da Família da Macrorregião do Sul de Minas se dará através da Cooperação Técnico-Educacional entre a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Gerências Regionais de Saúde (Alfenas, Varginha e Pouso Alegre) e a Universidade Federal de Alfenas.

Será efetuado por meio de oficinas de formação de tutores que conduzirão as oficinas de replicação aos facilitadores. Essas oficinas serão de capacitação para a implantação de instrumentos gerenciais. Serão 10 oficinas, em cada um dos níveis, com carga horária de 16 horas por oficina, cumprindo um total de 160 horas presenciais, com intervalo de 2 meses entre elas. Serão beneficiados 130 municípios da região Sul de Minas e ao final do projeto o público atingido será de, aproximadamente, 5.420 profissionais de saúde capacitados.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário