dcsimg

Vestibular em

Vestibulares de janeiro em MG

Os principais vestibulares do estado de Minas Gerais realizam prova no mês de Janeiro e alguns deles disponibilizam o método de provas agendadas. Segue abaixo os principais vestibulares e as instituições de ensino que participam do SISU (Sistema de seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade para Todos).

 

UFMG

A UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais ) realiza dois procedimentos distintos para que o candidato ingresse na universidade.

Para os cursos que exigem provas de habilidades específicas - Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design, Design de Moda, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Música e Teatro, será aplicada uma prova de habilidades específicas conhecida como THE.

As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 13 e 15 de janeiro, na cidade de Belo Horizonte.

Para os outros cursos que não exigem a prova de habilidades especiais que correspondem as 6.249 vagas, o ingresso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que também usa como base o resultado do Enem. Só poderá participar do processo seletivo quem fez o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2013.

A Universidade Federal de Minas Gerais participa do sistema de Seleção Unificada - SISU, todavia não participa do Programa Universidade para Todos – Prouni, pois se trata de uma universidade Estadual.

A Universidade Federal de Minas Gerais não disponibiliza do recurso de realização de provas agendadas.

PUC Minas

A PUC Minas ( Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ) realizou suas provas em duas datas distintas. Para os cursos de Tecnologia a prova foi realizada em 33 de Novembro, já o vestibular para os candidatos ao curso de Medicina, a prova foi realizada em 10 de novembro de 2013.

A PUC Minas não participa do sistema de Seleção Unificada - SISU onde o candidato pode se inscrever utilizando-se da nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pois trata-se de uma instituição privada de ensino. Porém A participa do Programa Universidade para Todos - Prouni.

A PUC Minas não disponibiliza do recurso de realização de provas agendadas.

 

 

 

UFJF

A UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora ) oferece mais de duas mil vagas em seus 57 cursos.

Você poderá pedir isenção da taxa de inscrição pela sua situação socioeconômica, então poderá conseguir dedução total da taxa ou de até 50%. A prova do vestibular UFJF 2014 é então através do ENEM e do PISM, respectivamente. Mas se você decidir ingressar pelo PISM, saiba que devido a Lei de Cotas, 50% das vagas ficarão reservadas para alunos que cursaram seus 4 últimos anos e terminaram seu ensino médio em escolas públicas.

A Universidade Federal de Juiz participa do sistema de Seleção Unificada - SISU, todavia não participa do Programa Universidade para Todos – Prouni, pois se trata de uma universidade Federal.

A Universidade Federal de Juiz de Fora não disponibiliza do recurso de realização de provas agendadas.

Unimontes

A Unimontes ( Universidade Estadual de Montes Claros ) oferece 57 cursos regulares de graduação, além de pós-graduação, a Universidade Estadual de Montes Claros abrange uma área de 120 mil quilômetros quadrados dispostos em vários campos espalhados pelo interior de Minas Gerais. A universidade oferece atualmente, aproximadamente 1.905 vagas anuais.
O vestibular é realizado semestralmente em uma única fase através de prova de múltipla escolha e redação. Os candidatos são submetidos a provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Sociologia, Filosofia e provas específicas do curso.

As provas para os ingressos em 2014 foram realizadas no dia 8 de dezembro, aplicadas nas cidades de AlmenaraBelo Horizonte, BocaiúvaBrasília de MinasEspinosa JanaúbaJanuária, Montes Claros, ParacatuPirapora, SalinasSão Francisco e Unaí. Durante a inscrição o candidato escolhe o município onde participará do vestibular.

O vestibular é divido em dois grupos. O primeiro realizou as provas pela manhã, das 8h às 13h. Os candidatos do grupo 2 no período da tarde, das 15h às 20h. Os concorrentes ao curso de Artes/Música deverão realizar também os testes de conhecimentos e habilidades específicas, em Montes Claros.

A Universidade Estadual de Montes Claros não participa do sistema de Seleção Unificada - SISU onde o candidato pode se inscrever utilizando-se da nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pois se trata de uma instituição estadual de ensino. Porém ela participa do Programa Universidade para Todos - Prouni.

A Universidade Estadual de Montes Claros não disponibiliza do recurso de realização de provas agendadas.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo