dcsimg

Vestibular em

Saiba como obter uma bolsa pelo Quero Bolsa em Belo Horizonte

O Quero Bolsa oferece descontos nas mensalidades de faculdades em todo o País.

É uma oportunidade e tanto para quem quer fazer a graduação mas está sem condições de encarar uma conta salgada todos os meses.

Quem está em Belo Horizonte, então, vai poder deitar e rolar nas opções de cursos e no tamanho dos abatimentos, que podem chegar a quase 70%.

Veja a seguir como obter uma bolsa pelo Quero Bolsa, quais são as opções de curso e as alternativas para quem quer estudar pagando menos em BH!

 

O que é o Quero Bolsa?

O Quero Bolsa é uma ideia muito bem bolada. A ferramenta faz a ligação entre as faculdades que têm vagas em aberto e os estudantes que buscam mensalidades mais em conta.

Quanto maior a oferta de vagas, maior o desconto. Em Belo Horizonte, por exemplo, encontramos abatimentos que vão de 20 a 69% em cursos como:

·      Administração

·      Análise e Desenvolvimento de Sistemas

·      Ciências Biológicas

·      Ciências Contábeis

·      Ciências Econômicas

·      Design Gráfico

·      Design de Moda

·      Direito

·      Educação Física

·      Enfermagem

·      Engenharia Civil

·      Engenharia Elétrica

·      Engenharia de Produção

·      Estética e Cosmética

·      Farmácia

·      Filosofia

·      Fisioterapia

·      Gastronomia

·      Geografia

·      Gestão Ambiental

·      Gestão Financeira

·      Gestão de Recursos Humanos

·      História

·      Jogos Digitais

·      Jornalismo

·      Letras

·      Logística

·      Marketing

·      Medicina Veterinária

·      Nutrição

·      Odontologia

·      Pedagogia

·      Psicologia

·      Publicidade e Propaganda

·      Radiologia

·      Recursos Humanos

·      Redes de Computadores

Os descontos podem ser usados do primeiro ao último dia da graduação.

É possível encontrar cursos em três modalidades de ensino:

Presenciais – São aqueles que seguem o modelo tradicional, em que o aluno precisa estar presente na faculdade de segunda a sexta para acompanhar as aulas, fazer provas, apresentar trabalhos e desenvolver atividades de laboratório.

A distância – São realizados por meio da internet, com a ajuda de um ambiente virtual de aprendizagem onde estão todos os conteúdos essenciais para o curso, além das ferramentas de interação com professores e tutores. O aluno dessa modalidade só precisa se dirigir ao polo de apoio da faculdade algumas vezes ao longo do semestre, normalmente para realizar provas.

Semipresenciais – Misturam momentos presenciais e a distância. A parte remota é feita por meio da internet, em um ambiente virtual de aprendizagem, enquanto o restante acontece em encontros semanais no polo de apoio presencial.

 

Faculdades que participam do Quero Bolsa em Belo Horizonte

No momento, mais de 70 faculdades privadas sediadas ou com polos de apoio presencial em Belo Horizonte oferecem vagas pelo Quero Bolsa. Esse número pode mudar de acordo com o semestre.

 

Conheça algumas das principais:

·      Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) http://o1.qnsr.com/cgi/r?WT.qs_dlk=W1LLfgrIZ8EAAD6KVv0AAAAK;;n=203;c=1628588;s=11015;x=7936;f=201611230535360;u=j;z=TIMESTAMP;

·      Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

·      Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

·      Universidade de Franca (UNIFRAN) 

·      Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

·      Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

·      Faculdade de Economia e Finanças Ibmec (IBMEC)

·      Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BH)

·      Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBS)

 

Como conseguir vaga no Quero Bolsa em Belo Horizonte

É moleza conseguir uma bolsa pelo Quero Bolsa. Tudo é feito pela internet, sem burocracia e bem longe daquela concorrência que deixa todo mundo desanimado.

 

Veja o passo a passo:

1.     Acesse o site do Quero Bolsa e preste atenção aos campos de busca que aparecem logo na página inicial.

2.     No campo “Buscando cursos em”, indique a cidade onde você está (Belo Horizonte e região metropolitana).

3.     Informe o curso que você quer fazer.

4.     Se você já tem ideia de onde quer estudar, indique o nome da faculdade no campo “Prefere alguma faculdade? Qual?”. Esse campo é opcional.

5.     Especifique se quer estudar presencialmente ou a distância (ou deixe os dois marcados para ter mais opções de bolsas!).

6.     Também dá para buscar por faixa de preço, mas esse também é um campo opcional.

7.     Depois de preencher tudo é só clicar no botão “Buscar Bolsas”.

Na sequência vai aparecer um listão com todas as opções que se encaixam nos critérios que você informou: os cursos, o percentual de desconto, o valor de mensalidade, as instituições participantes (se você não tiver especificado uma) e a modalidade de ensino (presencial ou a distância).

Depois que encontrar a bolsa ideal na faculdade onde você quer estudar é só clicar em “Quero Esta Bolsa”.

A partir desse momento, é preciso fazer a inscrição no site para garantir o benefício.

Os passos também são simples. Veja:

1.     Faça um cadastro no Quero Bolsa usando sua conta no Facebook ou informe os dados para criação de uma conta no próprio site.

2.     Depois, efetue a pré-matrícula no curso escolhido.

3.     Baixe o boleto referente à taxa de inscrição, imprima e pague.

4.     Ao final, basta levar o comprovante no dia do vestibular e no momento da matrícula, junto com a documentação solicitada.

Fique atento a algumas informações importantes:

·      Não confunda o Quero Bolsa com processo seletivo. Escolher a bolsa e o curso desejados não significa necessariamente que você irá conseguir a vaga. É preciso ainda encarar o vestibular da instituição – que às vezes pode ser apenas uma prova de redação, dependendo da modalidade de estudo escolhida.

·      Ponto positivo: muitas faculdades associadas isentam o participante do Quero Bolsa da taxa de inscrição do vestibular.

·      Outro ponto positivo: muitas também aceitam a nota do Enem, o que pode facilitar ainda mais a conquista da vaga.

·      Os descontos do Quero Bolsa valem até o final da graduação, desde que o aluno cumpra a sua parte: pagar as mensalidades em dia, não trancar o curso, etc.

·      A mensalidade informada no Quero Bolsa é válida para o semestre em que o aluno vai estudar. O valor pode mudar, para mais ou para menos, nos semestres seguintes. O percentual do desconto permanece o mesmo, independentemente do valor cobrado pela faculdade.

·      Cada instituição tem suas próprias regras para concessão de bolsa.

·      É obrigatório que todos os participantes tenham concluído o ensino médio.

 

Outras bolsas de estudo em Belo Horizonte

Há muitos outros programas de bolsas de estudos em Belo Horizonte. Conheça alguns:

 

Programa Universidade para Todos – O ProUni distribui bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda. Só participam faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação. Para concorrer é preciso ter feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Também é necessário se encaixar em requisitos de renda e formação escolar. O programa só vale para quem ainda não tem diploma de nível superior. O processo seletivo é bastante concorrido e acontece duas vezes por ano. As inscrições devem ser feitas no site oficial o ProUni.

 

Bolsas da Prefeitura de Belo Horizonte – A Secretaria de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte sorteia bolsas de estudo no Centro Universitário Fumec (FUMEC), no Campus Cruzeiro. Para se candidatar é preciso estar matriculado ou já ter sido pré-selecionado na faculdade. Mais informações no site da Prefeitura.

 

Educa Mais Brasil – O Educa Mais é um programa muito semelhante ao Quero Bolsa, com descontos que chegam a 70% em algumas faculdades mineiras. Além de cursos de graduação, oferece também bolsas de nível técnico, educação básica, idiomas e preparatórios de cursinho. Conta com algumas instituições bem conhecidas, como a Universidade Estácio de Sá (UNESA) e o Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio). Veja mais detalhes no site do Educa Mais.

 

Bolsas próprias – A maioria das faculdades privadas de Belo Horizonte possui algum programa de bolsa integral ou parcial. Muitas premiam o aluno com melhor desempenho no vestibular, outras oferecem descontos por mérito estudantil que podem chegar a 50%. Os benefícios variam de instituição para instituição. Verifique as opções no local onde você gostaria de estudar.

 

 

Veja também:

Melhores faculdades a distância de MG

Está pensando em tentar o Quero Bolsa em BH? Conte para a gente em qual faculdade você gostaria de estudar!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo