dcsimg

Vestibular em

Página inicial : artigos

Qual o melhor método para idiomas?

Ao falarmos de método construtivista é fundamental discorrer sobre o processo de aprendizado. A busca de pedagogos sempre foi por encontrar a melhor metodologia de ensino . A um consenso chegou-se é necessário que exista métodos diferentes pois as pessoas possuem e desenvolvem habilidades distintas. É explícito a diferença de percepção auditiva, visual, oral entre pessoas que até então poder-se-ia considerar exposta a mesmas condições. Segundo o biólogo suíço Piaget "a inteligência do ser humano é construída, na medida em que sua estrutura biológica e fisiológica é colocada em interação com o mundo" . Ao criar em Genebra o centro de estudos sobre o desenvolvimento da inteligência humana percebeu-se que não é um só elemento que determina a inteligência e sim a interação humano X meio.

A teoria construtivista de idiomas, sob respaldo de Piaget busca trabalhar situações de uso cotidiano da língua estudada. Mas o uso deste método ao longo dos anos atestou a necessidade de uma busca teórica lingüística, mas que está fosse de forma simplificada e usual. É quando se verifica a criação de metodologias próprias oriundas de fusão de 2 ou mais correntes metodológicas. Atualmente a fusão que tem apresentado melhores resultados é a fusão dos métodos construtivista e estruturalista que cria uma atmosfera de alienação do aluno para internalização do idioma, mas possuindo uma base teórica que o conforta no sentido de saber o porquê do uso de cada estrutura necessária para a comunicação.

Segundo Sérgio Godinho, autor de métodos para idiomas de importantes instituições além de e revisor técnico de educação do SEBRAE, afirma que ser escola ou um professor sob a ótica construtivista dá trabalho: exige que ambos conheçam a teoria, entendam de psicologia do desenvolvimento, saibam abandonar a postura de controlador da aprendizagem do aluno. Exige que o professor saiba ler nas entrelinhas, tentando entender qual é a dificuldade de cada aluno, sem aquela velha tentação de "corrigir". Em síntese, escola e professor terão que colocar a mão na massa.

luciana@thebestweb.com.br

Fonte: Luciana Leal - Coordenadora de Idiomas - THE BEST IDIOMAS & INFORMÁTICA

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

ver todas+ Artigos

06/06/2011

Ficar ou Correr?

27/09/2010

Uma nova chance para a vida

16/09/2010

É necessário jogar bem com cartas ruins

08/09/2010

Cinco anos de Educação nos Vales

26/08/2010

Como pensa a juventude sul-americana

13/08/2010

Universidades brasileiras no futuro

29/07/2010

Resultado do Enem pode sinalizar tendências

22/07/2010

Trabalho voluntário nas férias

15/07/2010

Pesquisa: Escola pública no limite

08/07/2010

Unimontes dá dicas de saúde para o inverno

Artigos Recomendados