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PUC Minas e o Novo Vestibular

Entrevista com a vice-reitora e presidente da Comissão Técnica do Processo Seletivo da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, para o portal Minas Vestibular sobre a Unificação do Vestibular proposta pelo MEC


Como você avalia a proposta do MEC de unificação do Vestibular para as universidades federais, adotando-se um novo tipo de Enem, com provas mais difíceis e reflexivas?
Professora Patrícia Bernardes -
À primeira vista, me parece bem interessante. A unificação ocorreria primeiro nas universidades federais, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, já anunciou, inclusive, que também irá dialogar sobre o assunto com as universidades, centros universitários e faculdades particulares e comunitárias no Brasil. A instituição de ensino superior que é um pouco mais exigente tem provas mais exigentes, as menos exigentes têm provas menos exigentes. Então, a unificação pode homogeneizar um pouco o ingresso do estudante na graduação. Pode fazer com que o potencial aluno tenha uma preparação mais ou menos padronizada, embora não tenha como ser totalmente homogênea, pois são vários Brasis que a gente tem.
A postura do ministro da Educação também me parece interessante, pois é respeitosa com a autonomia das universidades, prevista na Constituição de 1988. Ele deixa muito claro que é uma proposta, e inicialmente destinada às federais.

Você acha que esse tipo de avaliação, com provas com conteúdos mais difíceis e reflexivos, pode qualificar mais o processo seletivo?
Eu acredito que sim. Porque o fato de se oferecer provas que exijam mais do raciocínio lógico, da interpretação e menos da memorização, do estudar para daqui um dia, daqui a dois dias é bastante positivo. Provas inteligentes possibilitam também que o candidato mostre mais sua criatividade e habilidade para estabelecer associações e contrapontos entre os conhecimentos adquiridos. Nesse aspecto, também, à primeira vista, me parece que essa é uma proposta inteligente. Embora tenhamos que avaliar mais profundamente para entendermos melhor o que se pretende com essa unificação.

Você acha também, professora Patrícia, que essa mudança nas provas do vestibular poderia, de alguma forma, qualificar mais o ensino médio?
Atualmente, o vestibular tradicional não é a única forma de ingresso na PUC Minas. Temos outras formas de ingresso, como obtenção de novo título, transferências, o próprio Enem, para o qual estamos reservando 15% das vagas dos cursos de graduação neste próximo vestibular, e o Prouni, programa do governo federal ao qual aderimos desde o primeiro semestre de 2005 e para o qual já reservávamos, anteriormente, 10% das vagas aqui na Universidade. Portanto, embora não seja a única forma de ingresso aos nossos cursos de graduação, o nosso vestibular prioriza muito o conteúdo que é ensinado no ensino médio. Isto certamente acontece em níveis diferentes nos processos seletivos de instituições de ensino superior, por motivos diversos. Então, acho que é uma razão a mais para dizer que esse processo pode ser positivo sim, na medida em que padroniza o processo e que o governo sinaliza, efetivamente, o que é importante para que um jovem do ensino médio tenha acesso a uma Universidade. Porque, parece-me, é importante que ele tenha aprendido não só o conteúdo das disciplinas, mas também a forma de raciocinar, de refletir, de ter independência de raciocínio, algo nesse sentido.

Existe a possibilidade de a PUC Minas adotar o modelo proposto pelo MEC?
Como eu disse, tudo tem que ser avaliado, analisado de forma mais aprofundada. Mas nós já havíamos observado que a tendência era de uma valorização maior do Enem. Tanto é que fizemos uma modificação recentemente, reservando 15% das vagas para o Enem. Então, acho que é possível sim, que, ao invés do vestibular, a PUC possa, no futuro, não sei precisar quando, fazer essa opção de adotar o Enem ao invés do vestibular tradicional como uma das formas ou a principal forma de ingresso na Universidade.

Por: Fernando Ávila (Assessoria de Imprensa da PUC Minas)

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