Além de fazer parte de um dos maiores grupos educacionais do mundo, com mais de 50 anos de tradição, a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) tem boa avaliação junto ao Ministério da Educação (MEC).
Para quem sonha em cursar uma graduação na Pitágoras mas não tem grana para pagar a mensalidade, temos uma boa notícia: a instituição oferece uma série de facilidades aos seus alunos, como bolsas, descontos e financiamentos.
Uma dessas facilidades é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Esse programa do Governo Federal ajuda estudantes de baixa renda a pagarem as mensalidades da graduação em faculdades privadas.
Para se candidatar a uma vaga do FIES na Pitágoras é preciso cumprir alguns requisitos e passar por um processo seletivo. Nós criamos um guia para explicar tudo direitinho e facilitar sua organização, além de tirar algumas dúvidas básicas referentes ao FIES. Vamos lá?
Sim. A Pitágoras cumpriu todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) para participar do programa e oferece vagas no FIES com frequência.
No entanto, a oferta dos cursos varia de acordo com a edição. Só dá para saber se a graduação que você deseja cursar está disponível na unidade de sua preferência quando abrirem as inscrições para aquele semestre.
Para conseguir um financiamento do FIES, seja para estudar na Pitágoras ou em qualquer outra faculdade, o primeiro passo é saber se você se encaixa nos requisitos do programa:
Se você cumpre essas duas exigências, a segunda etapa é descobrir se a unidade da Pitágoras em que você deseja estudar participa do FIES e se há vagas para o curso que você quer fazer. Como a Pitágoras trabalha com diversas graduações, é muito provável que você encontre alguma que se encaixe nos seus gostos e interesses.
O detalhe é que só dá para ver a relação de cursos disponíveis e unidades participantes da Pitágoras quando abrirem as inscrições do FIES. Veja no próximo tópico como se inscrever e fazer a busca pela sua graduação.
Embora a inscrição no processo seletivo do FIES não seja nenhum bicho de sete cabeças, é preciso organização para aumentar suas chances de conseguir o financiamento.
O programa tem prazos apertados, exige entrega de documentos logo após a classificação e é aconselhável reunir tudo com antecedência para não ser surpreendido depois.
Antes de mais nada, vamos à inscrição em si: para isso, você não precisará entregar os documentos, mas lembre-se que deverá comprovar as informações prestadas depois, então informe os dados corretamente.
1. Acesse o site do FIES Seleção.
2. Digite seu CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido.
3. O sistema irá encontrar as edições do Enem que você realizou, bem como a pontuação.
4. Você receberá uma mensagem em seu endereço de e-mail com um link para ativar o cadastro. Clique no link.
5. O próximo passo é inserir o CPF, data de nascimento e a renda bruta mensal de todos os membros da sua família maiores de 14 anos que moram com você.
6. Finalmente, pesquise por Faculdade Pitágoras, escolha a unidade desejada, o curso e o turno que você deseja financiar
7. Salve as informações.
Para ter mais chances de obter o financiamento, fique de olho na nota de corte parcial do seu curso (nota mínima necessária continuar no páreo). Essa nota pode variar de acordo com a quantidade e a qualidade dos candidatos e pode oscilar dia após dia, então é impossível determiná-la de antemão.
A dica é monitorar a nota de corte parcial no sistema do FIES e ver se você tem chances de conseguir uma vaga. Se o curso exige 600 pontos e você tirou 550, é melhor fazer uma troca e optar por uma graduação que peça uma pontuação menor, por exemplo
Não. O FIES ocorre somente duas vezes por ano e abre as inscrições antes do início de cada semestre letivo.
Quem passa no processo seletivo do FIES é chamado de “candidato pré-selecionado”. Isso porque a classificação é apenas uma das várias etapas que é preciso cumprir para chegar a receber o benefício de fato.
Primeiro, será necessário apresentar uma série de documentos na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Pitágoras. A CPSA vai verificar se a documentação bate com as informações que você colocou na inscrição e, se estiver tudo certo, vai emitir um documento, a DRI.
Em seguida, é preciso levar a DRI e mais alguns documentos ao banco para assinar o contrato do financiamento. A relação dos documentos necessários está no site do FIES.
Como a Pitágoras participa do FIES, é possível fazer a transferência. No entanto, só é permitido trocar de faculdade se for para o mesmo curso. Além disso, você deverá prestar atenção à nota de corte: se a nota da sua faculdade for menor do que a da Pitágoras, não dá para se transferir.
Se você estuda na Pitágoras com o FIES e quiser mudar de graduação dentro da mesma faculdade, também dá para fazer isso, desde que não tenha realizado mais que 18 meses (um ano e meio) de curso. A nota de corte também deve ser observada: não dá para pedir transferência para um curso que requer 600 pontos se você obteve 450.
Com certeza! Porém, não custa nada lembrar que o financiamento só é válido a partir do momento da assinatura do contrato. Sendo assim, você não receberá de volta o valor pago à Pitágoras até o momento da contratação do FIES.
O FIES não prevê valor máximo das mensalidades. Dessa forma, dá para financiar até cursos mais caros, como Medicina e Odontologia.
Aqui, vale chamar a atenção para o fato de que o FIES é um empréstimo e a dívida deve ser quitada um dia.
Coloque tudo na ponta do lápis e pesquise bem a remuneração inicial da carreira que você pretende seguir, pois você deverá quitar as parcelas com o salário de recém-formado. É muito importante que o curso se pague no longo prazo.
Não. Infelizmente, o FIES ainda não cobre a modalidade de cursos a distância.
Mas não precisa desistir: a Pitágoras trabalha com diversas facilidades pensadas especificamente para estudantes EAD. Entre em contato com a faculdade para obter mais informações.
A Pitágoras exige que os novos alunos passem por algum tipo de processo seletivo. Além do vestibular tradicional, dependendo do curso é possível fazer um vestibular agendado, por exemplo, que consiste em uma redação e pode ser marcado para a data mais conveniente ao candidato.
Outra maneira que facilita muito a vida dos estudantes é o ingresso por meio da nota do Enem. O processo é muito fácil – exige somente a entrega do boletim do Enem e o preenchimento do cadastro. Se o curso oferecer vagas via Enem e você atingir a pontuação exigida, já está dentro!
Veja também:
Pitágoras em Belo Horizonte: Descubra a unidade mais próxima de você
Vai se candidatar ao FIES para estudar na Pitágoras? Em qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!
07/11/2019
17/10/2019
12/09/2019
26/08/2019
30/07/2019
22/05/2019
17/05/2019
26/04/2019
05/04/2019
03/04/2019
02/03/2019
RPD - Site Status Check OK
Deixe seu comentário: