dcsimg

Vestibular em

Para ser professor

 

Licenciatura é requisito. Saiba mais sobre cursos que formam docentes.

 

Se você deseja ser professor dos ensinos infantil, fundamental ou médio é preciso fazer licenciatura. "A obrigatoriedade veio em 2007 com a retificação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB - a lei da educação brasileira. Como o próprio nome diz, dita as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional), em 1996. A partir daí, todos os que desejam iniciar a carreira docente devem ter essa formação de ensino superior”, diz a professora Carolina Gubert, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Ibirapuera.

Historicamente, o Magistério (curso normal) foi introduzido em 1971 com a unificação do Ensino Médio (ex-clássico, científico e normal) onde o Curso Normal dava condições legais para o exercício da profissão. A mudança surgiu depois de estudos que verificaram que profissionais com o ensino superior teriam, teoricamente, um maior número de horas e conteúdos para oferecer uma educação de qualidade.

A duração da licenciatura é de, no mínimo, três anos. Ela forma professores em determinadas áreas do conhecimento e cobra disciplinas como Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Prática Pedagógica.

“No caso da Educação Física, a diferença é o ambiente de trabalho. Somente o Educador Físico licenciado poderá atuar no ambiente escolar. Assim, a licenciatura propicia a construção de conhecimento, além da especificidade da Educação Física, dos conteúdos básicos de formação de professores, preconizado pela LDB”, explica a professora Carolina.

O conteúdo da licenciatura, ao qual a professora se refere, deve articular a teoria da prática docente, ser relativo ao contexto histórico e sociocultural, ao contexto da educação básica e contemplar o estudo dos processos de organização do trabalho pedagógico e o estudo das relações entre educação e trabalho.

Para conseguir o diploma também é obrigatório fazer estágio em escolas.


Mercado de Trabalho

De acordo com a professora Carolina, o mercado de trabalho está aquecido. “Segundo estatísticas governamentais, há uma grande procura de professores em todos os Estados da Federação. A atuação no mercado de trabalho inicia-se no meio do curso de Licenciatura, onde o futuro profissional da educação pode atuar como professor substituto e, inclusive em caráter excepcional. No caso da Educacao Fisica, já contemplei uma grande quantidade de alunos que ao final de sua Licenciatura já estão efetivados no Estado”, finaliza.

Por: Camila Soares Assessoria (Comunicação Institucional - Universidade Ibirapuera - Av. Iraí, 297 - Moema - São Paulo/SP) Veja mais no site. Fale com a Assessora

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo