dcsimg

Vestibular em

Os cursos mais procurados em Minas Gerais

Parece que todo mundo quer estudar em Minas Gerais! O estado sempre aparece entre os mais procurados do Sisu e, vez ou outra, assume o primeiro lugar na lista de preferência dos estudantes de todo o Brasil, superando, inclusive, estados como Rio de Janeiro e São Paulo.

Minas possui nada menos que 300 instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), entre públicas e privadas, com cursos em todas as áreas do conhecimento. É o estado que possui o maior número de universidades federais do Brasil!

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a maior e mais tradicional do estado, com 49 mil estudantes. Não é raro o Sisu registrar mais de 150 mil inscrições de estudantes de todo o Brasil interessados em estudar nesta instituição a cada edição do programa.

Se você pretende entrar para uma universidade mineira, saiba que o estado contempla quatro formas diferentes de ingresso ao ensino superior:

  • Nota do Enem
  • Vestibular tradicional
  • Sisu
  • ProUni

Embora a oferta de vagas seja grande, a concorrência é maior ainda. Cursos como Medicina, Direito e Engenharia têm alta procura e notas de corte altíssimas. Então, se você pretende fazer parte de alguma universidade mineira, vai ter que dar uma boa reforçada nos estudos.

Confira a seguir os cursos mais procurados nas universidades de MG!

Cursos mais procurados em universidades públicas de Minas Gerais

Em Minas Gerais, Medicina, Direito e Engenharias (Civil, Mecânica, de Produção, etc.) estão na lista dos cursos mais procurados em quase todas as universidades públicas.

Minas lidera a preferência nacional no ranking dos estudantes que disputam uma vaga pelo Sisu em todo o Brasil. Recentemente, o MEC contabilizou 143 mil concorrentes tentando ocupar uma das vagas oferecidas em universidades mineiras. Para se ter uma ideia, Rio de Janeiro teve 121 mil e São Paulo, 106 mil.

A maioria das universidades públicas de Minas Gerais utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os alunos, inclusive a UFMG – a maior do estado. Junto a ela, também participam as universidades federais de Viçosa, de Ouro Preto, de Juiz de Fora e São João del-Rei, apenas para citar as principais. Nesta lista entram também o CEFET-MG e todos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia presentes no estado.

Confira os cursos mais procurados em processos seletivos recentes em algumas das principais instituições de ensino públicas mineiras:

UFMG

Os cursos mais procurados da Universidade Federal de Minas Gerais são:

1.     Medicina

2.     Engenharias

3.     Direito

4.     Arquitetura e Urbanismo

5.     Comunicação Social

 

UFV

Na universidade Federal de Viçosa o cenário é similar ao da UFMG. Os cursos mais procurados são:

1.     Medicina

2.     Engenharias

3.     Arquitetura e Urbanismo

4.     Medicina Veterinária

5.     Bioquímica

UFU

A Universidade Federal de Uberlândia também mantém a tradição de cursos de Medicina, Direito e Engenharia entre os mais procurados.

1.     Medicina

2.     Engenharias

3.     Direito

4.     Odontologia

5.     Medicina Veterinária

UFOP

Na Universidade Federal de Ouro Preto, os cursos mais procurados são os mesmos:

1.     Medicina

2.     Engenharia Civil

3.     Direito

4.     Arquitetura e Urbanismo

5.     Engenharia de Minas

 

Cursos mais procurados em universidades privadas de Minas Gerais

Nas universidades privadas, os cursos mais procurados não diferem muito das públicas. Medicina, Direito e Engenharia figuram, invariavelmente, entre os mais concorridos.

A boa notícia é que grande parte das universidades privadas está substituindo o tradicional Vestibular pela nota do Enem e o mais importante: nelas, a concorrência geralmente é menor do que nas públicas.

Cada instituição tem as suas próprias regras de seleção. Consulte o edital do processo seletivo da faculdade escolhida e veja se a sua pontuação no Enem poderá garantir uma vaga no curso desejado.

Os que tiverem melhores notas podem, inclusive, concorrer a uma bolsa do ProUni e estudar gratuitamente em uma universidade privada. Mas é importante ficar atento às notas de corte para o curso, o turno, a universidade e a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência) que pretende disputar.

Cursos mais Procurados da PUC-Minas

Na Pontifícia Universidade Católica de Minas Geraisuma das principais universidades privadas do estado e das poucas que ainda fazem um vestibular próprio – a procura também mantém um perfil similar ao das públicas:

1.     Medicina

2.     Engenharia Mecânica

3.     Arquitetura e Urbanismo

4.     Odontologia

5.     Direito

 

Cursos mais procurados: comparação com o Brasil

A procura por cursos superiores em Minas Gerais não difere muito do resto do País.

Em todo o Brasil, os cursos de Medicina, Direito, Administração, Engenharia Civil, Pedagogia, Psicologia e Nutrição registraram as maiores demandas nas últimas edições do Sisu.

Minas Gerais, por ser um centro de excelência de formação de engenheiros, tem nessa área um dos cursos mais buscados, logo depois da Medicina. Engenharia Civil, Química, Mecânica, de Produção e Aeroespacial aparecem em quase todos os rankings de concorrência das universidades mineiras.

Outro curso muito próximo das engenharias e que figura entre os mais disputados em território mineiro é o de Arquitetura e Urbanismo.

Também ganham destaque os cursos da área de Humanas, como Direito (matutino e noturno costumam estar no topo da lista), Psicologia e Comunicação Social.

 

Meu curso é muito procurado. O que fazer?

Se você pretende ingressar em uma universidade mineira, mas o curso desejado está entre os mais procurados, ter em mente alguns pontos ajuda bastante na hora de enfrentar a concorrência.

·      Estude bastante o tipo de processo seletivo da universidade desejada. Entenda como funciona o Vestibular, o Sisu, o ProUni e a nota do Enem em cada instituição onde você vai concorrer a uma vaga. Conhecer bem o critério de seleção cada uma pode ajudar bastante a ingressar no curso desejado.

  • Verifique a relação Candidato x Vaga ou a nota de corte das seleções anteriores da universidade em que você deseja entrar.
  • Durante o período de inscrições do Sisu, você pode consultar as notas de corte da edição em andamento e, se for preciso, mudar a opção de curso para aumentar suas chances de conquistar uma vaga.
  • Verifique a reputação da universidade desejada junto ao Ministério da Educação e, principalmente, se a instituição tem o aval do MEC para funcionar.
  • Estar bem preparado para enfrentar a concorrência é fundamental. Conseguir uma vaga nos cursos mais procurados não é fácil, especialmente quando a disputa é nacional. Cursos como Medicina e Engenharia costumam ter notas de corte muito altas. Por isso, não custa reforçar: estude bastante!

 

Onde estudar em Minas Gerais

Mais importante até do que conseguir uma vaga em um dos cursos mais procurados de Minas Gerais é ter a segurança de que seu investimento vai valer a pena. Para que o seu diploma tenha validade, o curso precisa ser reconhecido pelo MEC.

Conheça algumas das principais instituições de ensino em Minas Gerais credenciadas pelo MEC:

 

 

Veja também:

Faculdades em MG 

Está pensando em concorrer a uma vaga em um dos cursos mais procurados de Minas Gerais? Em qual deles? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo