dcsimg

Vestibular em

Os cursos mais concorridos em Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais abriga cerca de 300 universidades públicas e privadas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem cursos superiores em todas as áreas do conhecimento. Alguns destes cursos, principalmente das áreas de Saúde e Engenharia, são bastante disputados e atraem estudantes de todas as regiões do País.

Atualmente há diferentes formas de ingresso em instituições de ensino superior no Brasil. O vestibular tradicional não é mais o único processo seletivo de estudantes, o que dificulta a composição de um ranking geral da relação candidato por vaga.

As universidades de Minas Gerais utilizam pelo menos quatro formas diferentes de ingresso: Enem, ProUni, Sisu e Vestibular.

Cada vez mais instituições públicas aderem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para classificar os candidatos a uma vaga no ensino superior gratuito. Nas faculdades particulares, a nota do Enem tem sido usada para ingresso via Programa Universidade para Todos (ProUni), ou como critério único de classificação, eliminando completamente as provas do vestibular. No caso do ProUni e Sisu, a avaliação da concorrência é nacional e o MEC não divulga dados por estado.

Confira os cursos mais disputados nas principais universidades de Minas Gerais em diferentes formas de ingresso!

Cursos mais concorridos em Minas Gerais

Sisu

Duas das principais universidades públicas de Minas Gerais, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), selecionam estudantes por meio do Sisu.

A UFMG aderiu ao Sistema em 2014 e ocupou a primeira posição no ranking nacional das universidades com maior número de inscrições por vaga. O curso de Medicina foi o mais disputado naquele ano.

Na UFV, mais de 80% das vagas são ocupadas por meio do Sisu.

Confira os cursos mais disputados em processos seletivos recentes destas instituições:

UFMG

1.     Administração - Noturno

2.     Medicina

3.     Psicologia

4.     Engenharia Civil

5.     Direito

 

UFV

1.     Arquitetura e Urbanismo

2.     Medicina

3.     Medicina Veterinária

4.     Administração

5.     Nutrição

 

Vestibular Tradicional

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é outra instituição de ensino pública que também aderiu ao Sisu, mas ainda promove edições do Vestibular tradicional no meio do ano. Confira os 10 cursos mais concorridos na última edição:

1.     Medicina

2.     Engenharia Civil

3.     Direito Matutino

4.     Odontologia

5.     Medicina Veterinária

6.     Direito Noturno

7.     Engenharia Mecânica

8.     Psicologia

9.     Engenharia Aeronáutica

10. Agronomia

 

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) é uma das principais universidades privadas do estado. A instituição ainda realiza o vestibular tradicional como forma de ingresso. Confira os 5 cursos mais disputados em edição recente:

1.     Medicina

2.     Engenharia Mecânica - noturno

3.     Arquitetura e Urbanismo – noturno

4.     Odontologia – diurno

5.     Direito - matutino

 

Como saber se o curso é concorrido

A relação candidato por vaga de um curso superior varia de acordo com:

  • Tipo de processo seletivo (Vestibular, Sisu, Enem, ProUni)
  • Reputação da universidade (nota do MEC, reconhecimento no mercado)
  • Turno do curso (diurno, noturno)
  • Nível dos outros candidatos (concorrentes mais bem preparados aumentam a nota de corte)

Se você está se preparando para entrar na universidade é importante conhecer o sistema de ingresso praticado pela instituição escolhida. Se for preciso prestar Vestibular para disputar uma vaga, informe-se sobre a relação candidato/vaga do curso que você pretende fazer nas edições mais recentes do processo seletivo.

Se a ideia é concorrer a uma vaga por meio do Sisu, procure saber a nota de corte do seu curso, turno, universidade e modalidade de concorrência nos processos seletivos mais recentes. Essa informação varia a cada semestre, mas dá a noção da menor nota que você precisa obter no Enem para entrar naquele curso. Durante o período de inscrições do Sisu você pode consultar as notas de corte da edição em andamento e, se for preciso, mudar sua opção de curso para aumentar suas chances de conquistar uma vaga.

Quem se enquadra nos critérios de seleção para uma bolsa de estudos em faculdade particular pelo ProUni também deve ficar atento às notas de corte para o curso, o turno, a universidade e a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência) que pretende disputar. Ao longo do processo de inscrição você poderá acompanhar a nota de corte para entrar no curso que você selecionou e, se necessário, alterar sua opção para aumentar as chances de passar.

Muitas universidades privadas estão substituindo as provas do Vestibular pela simples apresentação da nota do Enem. As regras mudam de acordo com a instituição. É importante consultar o edital do processo seletivo da faculdade em que você pretende estudar e conferir de perto as instruções para identificar se sua pontuação no Enem poderá garantir uma vaga naquela faculdade.

 

Onde estudar em Minas Gerais

Tão importante quanto entrar na universidade é ter a certeza de que o seu diploma será reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A validade da formação profissional no mercado de trabalho depende deste reconhecimento.

Conheça algumas das principais instituições de ensino de Minas Gerais credenciadas pelo MEC:

Veja também:

Faculdades em MG

Está pensando em estudar em Minas Gerais? Em qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo