dcsimg

Vestibular em

Melhores Universidades Privadas de MG

O Jornal Folha de São Paulo divulgou recentemente o Ranking Universitário Folha (RUF) que lista as melhores universidades do Brasil avaliadas pelos critérios de:

  • Qualidade de pesquisa: indicadores relacionados à pesquisa científica;
  • Qualidade de ensino: entrevistas com 597 dos melhores cientistas e docentes do país que, individualmente, apontaram as 10 melhores instituições brasileiras em sua área.
  • Avaliação do mercado: entrevistas com diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras que, individualmente, indicaram três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação.
  • Inovação: avaliação da quantidade de pedidos de patentes realizados pelas universidades.

Com base no RUF, apresentamos a você a seleção das melhores Universidades particulares de Minas Gerais. Conheça-as:

1º) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Classificada no RUF como a melhor universidade privada de Minas Gerais e entre as 10 melhores do Brasil. Instituição tradicional, fundada em 1958, possui uma população acadêmica de mais de 50 mil estudantes e oferece 56 cursos de graduação, 17 de mestrado e 287 cursos de especialização. Destaca-se no ranking  por ter o maior indicador no quesito alta aceitação no mercado de trabalho.

2º) Universidade de Uberaba (Uniube)

A instituição possui mais de 12 mil alunos e 49 cursos divididos entre cursos de graduação, extensão, pós-graduação e tecnológicos. O critério de avaliação onde a universidade mais se destaca é o de Inovação, onde foi avaliada a quantidade de pedidos de patentes entre 2001 e 2010.

3º) Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas)

A Universidade possui seis campi na cidade de Alfenas, na capital Belo Horizonte e outras quatro cidades do interior de Minas, onde estudam mais de 10 mil alunos em 42 cursos de graduação, extensão, pós-graduação e Educação à Distância (EaD). O índice de maior destaque é Qualidade de Pesquisa.

4º) Universidade Fumec

A Universidade, que possui uma população acadêmica de cerca de 15 mil estudantes, ministra cursos de graduação, tecnológicos, pós-graduação e extensão, além de opções na modalidade de Educação a Distância (EaD). Ainda propicia viagens de intercâmbio, com base em convênios firmados com outras instituições. O critério onde a FUMEC possui melhores indicadores é o de aceitação do mercado de trabalho.

5º) Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac)

Localizada no Vale do Aço, foi fundada em 1963 e reconhecida como Universidade há 15 anos. Faz-se presente em mais de cem cidades de Minas Gerais e oferece 49 cursos de graduação presencial e à distância (EaD), e pós-graduação. O critério de avaliação onde a Unipac possui melhores indicadores é o de aceitação do mercado de trabalho.

6º) Universidade de Itaúna (UI)

A Universidade oferece 21 cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos e possui mais de 7 mil estudantes.  O critério de avaliação onde a Universidade de Itaúna possui melhores indicadores é o de Inovação

7º) Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

A instituição possui 39 cursos ministrados nos campi de Belo Horizonte, Betim, Pará de Minas, São Gonçalo do Sapucaí e Três Corações. O critério de avaliação do Ranking onde a UninCor possui o melhor indicador é o de Pesquisa.

8º) Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Localizada na cidade de Pouso Alegre, sul de Minas Gerais, oferece 21 cursos de graduação e possui um corpo docente de 290 professores, dos quais 174 são mestres e doutores. O critério de avaliação onde a Univás possui melhores indicadores no RUF é o de aceitação do mercado de trabalho.

Universidades Privadas de Minas Gerais reconhecidas pelo MEC

Ao escolher sua faculdade, a primeira providência é verificar se a instituição tem o aval do Ministério da Educação (MEC). Isso porque somente esse credenciamento garante que seu diploma terá validade no mercado.

O MEC também avalia periodicamente todas as instituições de ensino superior do Brasil. Entre as mais bem avaliadas que estão presentes em MG, destacamos:

Se tem interesse em financiamento estudantil, leia o artigo “Faculdades de MG cadastradas no FIES” e confira quais das universidades acima participam do Programa do Governo Federal.

Conheça detalhes do Ensino Superior em MG acompanhando as publicações e artigos do Minas Vestibular.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo