dcsimg

Vestibular em

Melhores faculdades de Engenharia de Minas Gerais

A área de engenharia certamente é uma das mais procuradas pelos vestibulandos. Afinal de contas, esse é um dos segmentos em que há mais carência de mão de obra no Brasil e, consequentemente, há mais ofertas de empregos e bons salários. Em uma pesquisa realizada recentemente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que consultou empresas de todo o país, foi constatado que dentre as nove áreas com mais ofertas de trabalho atualmente, três são de engenharia.

No entanto, embora o mercado apresente um leque enorme de possibilidades para os estudantes desta área, é fundamental que eles procurem as melhores instituições de ensino, de modo a garantirem um bom posicionamento do mercado de trabalho. É por esse motivo que nossa equipe resolveu fazer uma lista com as 5 principais faculdades de engenharia disponíveis no Estado de Minas Gerais, bem como seus respectivos cursos. Confira!

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Curso de destaque: Engenharia Civil

Certamente a Universidade Federal de Minas Gerais é uma das melhores opções para quem busca cursos de engenharia. Lá, o vestibulando encontra diversos cursos com alta qualidade na área, como Engenharia Ambiental, Eletrônica, Mecânica, dentre outros. Aqui, vamos destacar o curso de Engenharia Civil, apontado como o melhor de Minas Gerais pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

Criado em 1912, o curso de Engenharia Civil da UFMG tem duração de cinco anos. Nos quatro primeiros semestres, os alunos encontram a formação básica, nas áreas de física, química, computação e matemática para, então, se especializarem. O curso oferece uma excelente estrutura para as pessoas de baixa renda, e tem, inclusive, empresas júniores para os bacharelandos darem os primeiros passos na área.

Unifei – Universidade Federal de Itajubá

Curso de destaque: Engenharia Ambiental

Para quem busca a área de Engenharia Ambiental, certamente terá muito sucesso se escolher a Unifei (Universidade Federal de Itajubá). Segundo o ranking elaborado pelo Guia do Estudante, atualmente esta é considerada a melhor faculdade do Brasil na área, sendo a única a receber 5 estrelas na publicação.

Com aulas práticas, que vão desde laboratórios até pesquisas de campo, a instituição consegue oferecer aos alunos todo o suporte necessário para que se desenvolvam na área, além, é claro, de contar com um corpo docente extremamente qualificado e especializado.

UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

Curso de destaque: Engenharia de Produção

Embora existam diversos cursos de excelência em Minas Gerais destinados à Engenharia de Produção, como a própria UFMG, não podemos esquecer da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) destinado a esta área. Considerado um dos melhores do Brasil, o curso também ganhou 5 estrelas na publicação anual do Guia do Estudante.

Em linhas gerais, podemos falar que o curso abrange diversas disciplinas destinadas à administração, economia e engenharia, com foco na logística empresarial. Junto com a UFMG, a UFJF apresenta os profissionais mais preparados e a melhor infraestrutura na área.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Curso de destaque: Engenharia Elétrica

Embora o Estado de Minas Gerais seja considerado um centro de excelência na área de Engenharia Elétrica, possuindo as melhores faculdades destinadas a esta área, cabe destacar, também, o curso da Universidade Federal de Uberlândia, considerado atualmente um dos melhores do país.

Isso porque além da graduação, os alunos podem contar com uma das melhores pós-graduações da área nessa universidade, o que a torna uma das mais completas faculdades de engenharia elétrica do país. Seu conceito no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes é “A”, o que evidencia ainda mais a sua qualidade.

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Custo de destaque: Engenharia de Alimentos

Para concluir, resolvemos destacar, também, o curso da Universidade Federal de Viçosa, destinado à Engenharia de Alimentos. Com conceito 4 no Enade, o curso é o melhor da área no Estado de Minas Gerais. Com duração de 5 anos, apresenta as disciplinas básicas necessárias para a atuação na área, que vão desde a Matemática até a Biologia, além de utilizar um núcleo profissionalizante multidisciplinar.

E ai, está pronto para apostar na área de engenharia? É fundamental se preparar para essa que é uma das áreas mais disputadas no ENEM! Não se esqueça de acessar o nosso site para ficar por dentro de mais novidades!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo